Ibope: metade dos eleitores do Rio não tem candidato a senador

Lindberg e Crivella estão empatados em primeiro lugar nas intenções de voto; César Maia e Picciani estão em segundo

Manuela Andreoni, iG Rio de Janeiro |

De acordo coma pesquisa Ibope/Estado/ TV Globo, 53% dos eleitores do Rio estão indecisos ou planejam votar branco ou nulo para senador a apenas nove dias do pleito. Os candidatos Lindberg Faria (PT) e Marcelo Crivella (PRB) estão tecnicamente empatados com o maior número de intenções de voto, respectivamente com 37% e 34%. O presidente da Alerj Jorge Picciani (PMDB) alcançou o ex-prefeito César Maia (DEM): os dois teriam 23% dos votos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A base governista vem demonstrando o melhor desempenho na campanha ao Senado, com três do quatro primeiros lugares. Lindberg cresceu nove pontos só no mês de setembro, Picciani subiu um ponto e Crivella conseguiu se manter na liderança. César Maia, por sua vez, vem em uma descendente: caiu sete pontos em setembro. Waguinho (PTdoB) marcou 6% Marcelo Cerqueira (PPS), 3%.

Cabral atinge 71% dos votos válidos

O governador candidato à reeleição Sérgio Cabral (PMDB) voltou a crescer e hoje atrai 59% das intenções de voto. A porcentagem de votos de Fernando Gabeira, que tenta se eleger pelo PV, também aumentou e foi a 16%. Estão indecisos 9% dos eleitores e devem votar branco ou nulo outros 9%.

Quando se considera somente os votos válidos, Cabral atinge 71% das intenções, enquanto seu adversário mais competitivo apresenta apenas 20%. O candidato do ex-governador Anthony Garotinho, Fernando Peregrino (PR), tem 4% dos votos segundo a pesquisa. Cyro Garcia (PSTU) apresentou 1%, Eduardo Serra (PCB) 2%. A pesquisa foi feita com 2.002 eleitores entre os dias 21 e 23 de setembro.

    Leia tudo sobre: eleições RJpesquisa eleitorallindbergcrivella

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG