Ibope: em MG, Anastasia vence no 1º turno

Tucano tem 58% das intenções de voto contra 40% de Hélio Costa (PMDB)

Agência Estado |

Pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada hoje aponta que o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, do PSDB, será eleito amanhã na votação em primeiro turno. No que se refere aos votos válidos, excluindo os brancos nulos e indecisos, o tucano tem 58% das intenções, contra 40% de Hélio Costa (PMDB).

Vanessa Portugal (PSTU) e José Fernando Aparecido (PV) aparecem com 1% cada. Os outros candidatos - Adilson Rosa (PCO), Edilson Nascimento (PT do B), Fábio Bezerra (PCB) e Luiz Carlos Ferreira (PSOL) não atingiram 1% das intenções de voto.

Em relação à pesquisa Ibope anterior, Anastasia oscilou positivamente dentro da margem de erro, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Naquele levantamento, o tucano tinha 57% dos votos válidos. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.
No caso dos votos totais, o tucano passou de 46% para 48% e Costa permaneceu com 33%. Os votos brancos ou nulos somam quatro pontos porcentuais e os indecisos 13%.

Senado

Na disputa pelo Senado, o Ibope indica a eleição do ex-governador Aécio Neves (PSDB), com 45% das intenções de voto, e do ex-presidente Itamar Franco (PPS), com 28%. O ex-prefeito de Belo Horizonte, o petista Fernando Pimentel, aparece com 22%. Na pesquisa para o Senado só foram considerados os votos válidos. Zito Vieira (PC do B) tem 3%; Marilda Ribeiro (PSOL) e Miguel Martini (PHS), 1% cada. Os outros candidatos não atingiram 1% dos votos válidos.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro. Foram entrevistados 2.012 eleitores. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob no número 76571/2010

    Leia tudo sobre: eleições mganastasiahélio costaibope

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG