Ibope diz que Jatene ganha no primeiro turno

Pesquisa mostra candidato com 43% das intenções de voto no Pará, mas percentual de nulos e indecisos ainda é alto.

Pollyanna Bastos, iG Pará |

Na primeira pesquisa divulgada pelo Ibope sobre as intenções de voto no Pará, o candidato Simão Jatene (PSDB) aparece na frente. Na pesquisa estimulada, onde os eleitores escolhem lendo o nome do candidato, Jatene tem 43% das intenções de voto, contra 33% da governadora Ana Júlia Carepa (PT), que disputa a reeleição.

Em terceiro lugar aparece Domingos Juvenil (PMDB), com 6%, seguido de Fernando Carneiro (PSOL) e Cleber Rabelo (PSTU), ambos com 2%. Votos brancos, nulos ou indecisos somam 14%. A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo no Pará.

Na pesquisa espontânea – o eleitor precisa lembrar os nomes dos candidatos – as posições se mantêm: Jatene com 29% e Ana Júlia com 18%, seguida de Domingos Juvenil com 4% e os demais empatados com 1%. Nesta pesquisa, o total de votos brancos, nulos ou indeciso soma em 47%.

Se forem considerados apenas os votos válidos, o candidato tucano seria eleito no primeiro turno, com 51% dos votos, contra 38% da candidata petista. Mas diante do grande número de indecisos, alguns analistas avaliam que ainda é cedo para contar vitória.

Na Justiça

A governadora Ana Júlia impetrou recurso judicial para anular a pesquisa, alegando que teria levado em consideração apenas os eleitores da Região Metropolitana de Belém. O pedido foi negado e a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na pesquisa sobre o índice de rejeição, 41% dos eleitores afirmaram não votar em Ana Júlia, 21% rejeitam Jatene, Domingos Juvenil tem 14% de reprovação, Cleber Rabelo, 11% e Fernando Carneiro 10%.

Foram ouvidos 812 eleitores nas regiões Metropolitana de Belém, Nordeste, Sudeste, Marajó, Baixo Amazonas e Sudoeste do Pará. A divulgação da pesquisa, anunciada para a última sexta-feira, foi adiada por um pedido de esclarecimentos da coligação "Acelera Pará", da candidata Ana Júlia.

    Leia tudo sobre: eleições papesquisa pajatene paana papleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG