Hélio Costa está 20 pontos à frente de Anastasia, aponta Sensus

Pesquisa também mostrou que governador mineiro tem rejeição de 28% dos eleitores contra 19% que não votariam no peemedebista

Eduardo Ferrari, iG Minas Gerais |

Pesquisa do Instituto Sensus divulgada nesta quarta-feira (11) mostra o candidato ao governo de Minas Gerais, Hélio Costa (PMDB), com 46,4% das intenções de voto, seguido do tucano Antonio Anastasia, com 26,3%. Esta é a quarta pesquisa seguida de intenção de votos com Hélio à frente dos demais candidatos - Vox Populi, Data Folha e Ibope também apontaram diferença de dois dígitos em relação ao segundo colocado. Novamente, se as eleições fossem hoje, o peemedebista seria eleito ainda no primeiro turno, uma vez que a soma total dos demais candidatos não alcança a intenção de votos de Hélio Costa.

A pesquisa avaliou que Vanessa Portugal (PSTU) tem 1,4% das intenções de voto e Edilson Nascimento (PT do B), 1,3%. Os demais candidatos, Professor Luiz Carlos (PSOL), Pepê (PCO), Fabinho (PCB) e Zé Fernando Aparecido (PV) obtiveram menos de 1% dos votos. Votos em branco ou nulos e de indecisos somam 22%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Rejeição

Quando perguntados em qual candidato não votariam, 28,9% dos eleitores disseram que não votariam em Anastasia, contra 19% de Costa. Com relação ao conhecimento do candidato, 16,7% afirmaram não conhecer o candidato tucano, vice do ex-governador Aécio Neves (PSDB), e outros 3,9% disseram não conhecer o ex-ministro das Comunicações. Na pesquisa espontânea, Hélio Costa aparece com 23,5% das intenções de voto. Anastasia tem 16,1% e todos os demais candidatos aparecem com menos de 1%.

A pesquisa também avaliou a intenção de votos para um eventual segundo turno. Nesse cenário, o peemedebista teria 54,9% dos votos contra 28,5% de Anastasia. Votos em branco ou nulos e de indecisos somariam 16,7%.

Senado

O tucano Aécio Neves, ex-governador de Minas, lidera a pesquisa para o Senado Federal. Dos entrevistados, 66,2% disseram votar no tucano como primeira opção (são duas vagas nessas eleições). Itamar Franco (PPS) aparece em segundo com 10,7% das intenções de voto e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) tem 6,1%. O candidatos Mineirinho (PSOL) tem 2,2%, Efraim Moura (PSTU) atingiu 1,5% e os demais candidatos registraram menos de 1%. Votos em branco ou nulos e de indecisos somam 10,2%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de agosto e ouviu 1.500 eleitores.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG