Qual é a ordem da votação na urna?
Primeiro, a urna exibirá ao eleitor o painel relativo ao cargo de deputado estadual ou distrital
(5 dígitos); na sequência, deputado federal (4 dígitos); depois, senador (3 dígitos); governador
(2 dígitos); e, por fim, presidente da República (2 dígitos) .
Posso levar cola na hora de votar?
Sim. Os eleitores podem levar anotados os números dos seus candidatos.
Posso fazer boca de urna?
Não. Boca de urna é a ação dos cabos eleitorais e demais ativistas, denominados "boqueiros", junto aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral, promovendo e pedindo votos para o seu candidato ou partido. A Lei Eleitoral proíbe a realização de atividades de aliciamento de eleitores e quaisquer outras que visem ao convencimento do eleitor nos últimos momentos antes da votação.
Qual é a diferença entre voto branco e nulo?
São nulos os votos sufragados a candidatos que não obtiveram registro da candidatura (mesmo que seus nomes constem na urna), votos destinados a políticos ou partidos inexistentes ou quando o eleitor escolhe o mesmo postulante para os dois cargos de senador. Já o voto em branco pode ser acionado pela tecla específica na urna eletrônica. Apesar de não interferirem nos cálculos, é importante considerar que quanto maior o número de votos nulos e brancos, menor a necessidade de votos válidos para que um candidato seja eleito.
Quando saem os resultados?
A apuração começa a partir das 17h do dia 05 de outubro, quando já são divulgados boletins sobre a prévia dos resultados. O dia 9 de outubro é o prazo final para os Tribunais Regionais Eleitorais emitirem os resultados provisórios das eleições para governador e vice-governador de Estados e do Distrito Federal e para presidente e vice-presidente da República. Em caso de segundo turno, os resultados começam a ter sua prévia divulgada a partir das 17h do dia da votação, 26 de outubro. O prazo para a divulgação do resultado final é dia 31 de outubro.