Governo anuncia verba contra seca no Amazonas

R$ 4 milhões anunciados devem ser liberados dia 27 para 62 municípios atingidos pela estiagem

Eduardo Asfora, Portal iG Amazonas |

Depois da aprovação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), o Governo do Estado anunciou hoje que vai liberar R$ 4 milhões para atender as famílias atingidas pela seca no Amazonas. O orçamento será repassado ao Subcomando de Ações de Defesa Civil - Subcomadec, responsável pela aquisição e distribuição dos mantimentos. O problema da seca não afetou o processo eleitoral no Estado.

Dos 62 municípios, incluindo Manaus, 21 decretaram situação de emergência. Mais de 33 mil famílias estão prejudicadas pela falta de chuva. Os processos serão encaminhados para análise e parecer da Comissão Geral de Licitação (CGL). A proposta é dispensar a licitação, prevista na lei n.866/93, a qual prevê, entre outras coisas, a urgência de atendimento de um problema em determinada região do Estado.

De acordo com a assessoria da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), as cidades comprometidas pela estiagem formalizaram pedido de ajuda ao Governo. Os processos vão ser encaminhados ao Ministério da Integração, por meio da Defesa Civil Nacional. Os técnicos estão em Brasília.

“No Ministério da Defesa, nós vamos formalizar o pedido de complementação da estrutura de resposta ao desastre, ou seja, o apoio logístico,” informou Roberto Rocha, Secretário Executivo do Subcomadec.Entre as ações, que devem começar a partir da próxima segunda-feira (27), está a ajuda humanitária com alimentos, remédios, kits de higiene pessoal e purificadores de água portátil.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG