Gaguim recebe apoio de trabalhadores rurais

Governador do Tocantins promete construir poços artesianos para combater a seca

Gilson Cavalcante, iG Tocantins |

O governador e candidato à reeleição Carlos Gaguim (PMDB) assumiu hoje o compromisso de construir poços artesianos para combater a seca. “O Estado é abundante em água e não podemos deixar nossos pequenos agricultores sofrerem com falta de água,” disse.Gaguim fez o anúncio hoje durante encontro com lideranças de trabalhadores rurais, em Palmas.

Na oportunidade, o candidato recebeu apoio formal da categoria à sua candidatura à reeleição e uma pauta de reivindicações para o setor agrário. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Tocantins (Fetaet) propôs ao candidato do PMDB que, se eleito, ajude no fortalecimento da agricultura, na construção da sede própria da entidade e de um centro de formação da agricultura familiar.

O presidente da Fetaet, Antônio Sá, disse que os trabalhadores rurais esperam que Gaguim implante ações de prevenção no combate à seca. Nas propostas apresentadas, a categoria sugeriu também ao candidato a criação de programa de habitação rural. “São ações que ajudarão os trabalhadores a terem mais dignidade no campo,” explicou.

Antônio Sá defendeu programa específico de saúde para os trabalhadores rurais. Para ele, a agricultura familiar produz 76% da alimentação presente na mesa dos tocantinenses. Os sindicatos rurais, segundo ele, representam cerca de 120 mil famílias de pequenos agricultores em todo o Tocantins. “Precisamos nos fortalecer para continuarmos produzindo mais e com qualidade.”

Ao agradecer o apoio, Gaguim fez um breve balanço do que o seu governo realizou no setor agrícola. “Assim que assumi o governo adquiri máquinas para melhorar as estradas e ajudar o pequeno agricultor”, observou. Disse ainda que foram adquiridas mais três mil máquinas. "Precisamos ter estradas boas para facilitar o escoamento e aproveitarmos todo alimento aqui produzido,” concluiu.

    Leia tudo sobre: eleições togaguim toprodutores rurais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG