Gaguim assina pacto da criança e do adolescente

Documento compromete governador e candidato à reeleição a criar políticas de combate à exploração sexual

Gilson Cavalcante, iG Tocantins |

O governador e candidato à reeleição Carlos Gaguim (PMDB) assinou hoje o Pacto pela Infância, na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em Palmas (TO). Siqueira Campos (PSDB) assinou o documento sexta-feira (3) e prometeu 3% do orçamento para a política de proteção à criança e ao adolescente, se eleito.

Siqueira disputa o governo pela coligação “Tocantins Levado a Sério,” com Gaguim “Força do Povo.” O pacto propõe aos candidatos ao governo do Estado, ao Senado Federal, à Câmara Federal e Estadual um termo com 10 compromissos de políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente.

Os compromissos foram elaborados pelo Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA-TO), em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-TO) e órgãos de instância superior de defesa e promoção da criança e do adolescente.

A presidente do Cedca-TO, Maria Alice de Araújo afirma que política pública para a infância deve ter prioridade, para “ajudar construir uma vida mais humanitária.” A presidente do Fórum DCA-TO, Mônica Brito, destaca que há diversos indicadores, como exploração sexual e trabalho infantil, gravidez na adolescência e uso de drogas.

Disse ainda que o Tocantins está entre os primeiros Estados nos rankings negativos. “Todos esses indicadores nos levam a sacudir esses governantes para ações mais eficazes,” concluiu.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG