Filipelli tenta acabar com ação pró-Rosso no PMDB

Deputado e presidente do partido no DF convoca Executiva que decide por unanimidade que ele será o candidato a governador ou vice

Adriano Ceolin, iG Brasília |

O presidente do PMDB do Distrito Federal, deputado Tadeu Filipelli, reagiu às articulações para tentar fazer do atual governador Rogério Rosso (PMDB) candidato à reeleição. Na noite desta sexta-feira, ele convocou a Executiva do diretório regional para decidir que só ele, Filipelli, poderá representar o partido numa chapa majoritária, como candidato ao governo ou como vice.

A decisão foi divulgada por meio de nota pela assessoria de imprensa de Filipelli. Na última quarta-feira, o deputado já havia dito à reportagem do iG que poderia convocar a Executiva do PMDB para dar um basta às articulações em favor de Rosso.

Como o iG publicou na quinta-feira, aliados do ex-governador Joaquim Roriz (PSC) deram inicio a uma manobra para retirar a candidatura dele e apoiar Rosso. Entre os articuladores da estratégia, está o senador Gim Argello (PTB-DF) _que chegou ao Senado como suplente de Roriz.

Após a publicação a assessoria de imprensa de Roriz, informou que a candidatura do ex-governador está mantida. De acordo com pesquisas de intenção de voto, Roriz lidera com folga a corrida eleitoral no DF.

Contudo, parte dos seus aliados teme que as investigações da Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal possam atingi-lo. Roriz governou o DF pela última vez entre 1999 e 2006.

Ele foi sucedido por José Roberto Arruda (DEM), que renunciou em mandato em março após ficar preso acusado de comandar um esquema de corrupção que teria sido criando ainda no governo de Roriz.

O vice de Arruda, Paulo Octávio (DEM), também renunciou, alegando falta de apoio político. Em abril, a Câmara Legislativa elegeu Rogério Rosso como governador até o fim deste ano. Na oportunidade, ele prometeu que não seria candidato à reeleição.

    Leia tudo sobre: RossoFilipellicandidato

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG