Na capital, Boa Vista, 20% das vagas para mesários ainda faltam ser preenchidas

O Tribunal Regional Eleitoral em Roraima (TRE-RR) ainda não conseguiu os 3.500 mesários necessários para garantir o andamento das eleições de 3 de outubro no Estado. Faltando 34 dias para o pleito, apenas 80% das vagas na capital Boa Vista foram preenchidas, algo que totaliza aproximadamente 1.500 mesários.

A necessidade da capital é de pouco mais de 2.000. Em relação aos outros 14 municípios, conforme, Randerson Aguiar, presidente da Comissão de Treinamento de Mesários, não é possível saber quantas pessoas foram convocadas para trabalhar nestas eleições.

Ele explicou que as convocações ainda estão ocorrendo e os treinamentos, que duram duas horas, estão sendo realizados. A principal dificuldade encontrada pela instituição não diz respeito à recusa por parte dos convocados, até porque é obrigatório atender ao chamado.Contudo, há exceções.

“Existem impedimentos para ser mesário. Não pode ser parente de candidato, militar ou menor de idade. Quando o TRE convoca estas pessoas, é preciso substituí-las. Outro fator que atrasa o processo de preenchimento é a não localização do mesário”, afirmou.

Até sexta-feira (3), o TRE terá que publicar novo edital com a homologação dos 3.500 mesários que atuarão em 3 de outubro. Mas, se a necessidade perdurar, o órgão continuará convocando. O período para treinamento de mesários vai até 17 de setembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.