Exército se prepara para atuar nas eleições

No Tocantins, Exército recebe dicas de como agir nas aldeias no dia 3 de outubro

Gilson Cavalcante, iG Tocantins |

O 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro no Tocantins promoveu hoje uma palestra do índio Evalcy Kunum Apinaye para 50 soldados, cabos e sargentos do sobre os costumes, a língua, a cultura e o cotidiano dos povos indígenas Krahô e Xerente. O evento aconteceu em Palmas.

O objetivo da reunião foi informar aos militares sobre culturas indígenas, objetivando o acompanhamento das eleições nessas aldeias, que ficam, respectivamente, nos municípios de Itacajá, Goiatins e Tocantínia. Elvacy é servidor da coordenação Indígena da Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça.

O povo Krahô representa mais de 2,35 mil indígenas, divididos em 22 aldeias; o povo Xerente, 2 mil 929 indígenas, repartidos em 56 aldeias. Ao todo, são aproximadamente 12 mil indígenas distribuídos em sete nações: Apinayé, Krahô, Javaé, Karajá, Karajá, Xambioá, Xerente e Krahô-Canela.

De acordo com informações dos militares, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins também esteve no Exército prestando orientações aos aspirantes responsáveis para manter a ordem, no dia das eleições, nas aldeias.Dois candidatos disputam o governo do Estado: Siqueira Campos (PSDB) e Carlos Gaguim (PMDB).

    Leia tudo sobre: eleições toexercíto totre tokrahôxerente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG