RN: Eleitor prefere candidato que se mostre fiel às promessas

11/08 - 12:13

Agência Nordeste

NATAL - Cumprir as promessas feitas durante a campanha eleitoral. Para a população de Natal essa é a característica mais importante que  um candidato deve ter para merecer o voto dia 5 de outubro próximo. A indicação foi obtida na pesquisa Tribuna/Consult, realizada entre os dias 26 a 28 de julho passado, levantamento que entrevistou mil eleitores em todas as zonas administrativas da cidade e está registrada na 3ª Zona Eleitoral, em Natal.

Ao todo, 39,3% dos entrevistados indicaram que o mais importante num candidato é  realizar o projeto que anunciou durante a campanha política, como informa o “Tribuna do Norte”. Dado interessante que a pesquisa registrou é que essa característica é mais forte nas zonas Leste e Oeste da cidade, onde alcança os percentuais de 53,9% e 54,4%, respectivamente. Para o diretor do instituto Consult Pesquisa, Paulo de Tarso, o levantamento mostrou o que o eleitor quer dos candidatos e isso não pode ser desconsiderado pelos políticos. 

A capacidade de “conhecer os problemas da cidade” ficou em  segundo lugar na questão que investigou que características o político deve ter para conseguir conquistar o voto do eleitor. Essa virtude foi indicada como importante por 27% dos entrevistados. Com relação às zonas administrativas, os eleitores da zona Sul foram os que consideraram essa característica como mais importante.

O terceiro aspecto mais importante na opinião dos natalenses é que o candidato “tenha projetos de melhoria para a cidade”. 20,3% dos entrevistados indicaram que isso é o mais importante num candidato. A maior parte das pessoas que opinou nesse sentido reside na zona Leste de Natal.

A questão da experiência administrativa ficou em quarto lugar como característica mais importante a um candidato. 15,6% dos entrevistados indicaram essa qualidade como imprescindível para darem seu voto a algum político. A zona administrativa que mais indicou essa resposta foi também a zona leste de Natal. “Isso [experiência administrativa] não pesou tanto. O eleitor quer que o candidato venha para a cidade com algum projeto e que cumpra essa promessa”, comentou Paulo de Tarso.

Em quinto lugar como maior qualidade na disputa pelo voto dos natalenses ficou “ter serviços prestados à cidade”, com 10,8%. Essa característica foi mais apontada pelos moradores da zona norte de Natal. O fato de “ser popular” também foi indicado por 4,6% dos entrevistados como importante na hora da definição do voto. A maior parte delas foi obtida na zona oeste de Natal. É também desta área da cidade que surgiram a maior parte das indicações (9%) acerca da sexta característica apontada como importante na hora de votar. “Fazer assistencialismo” registrou 3,3% das indicações. “Outras características” ficou com 1,8%. E 3,3% dos entrevistados não souberam ou quiseram indicar nada. A soma das colunas não fecha em 100% porque a questão tinha múltiplas respostas.

Topo