Richa se reelege em Curitiba de olho no governo estadual em 2010
05/10 - 20:21
Samanta Dias, repórter do Último Segundo
CURITIBA - O prefeito de Curitiba é, mais uma vez, Beto Richa (PSDB). O tucano de 43 anos foi reeleito neste domingo com 77,27% dos votos - maior façanha eleitoral já registrada na capital paraense. Ele começa a nova gestão com o apoio dos onze partidos - PSDB, PP, PSL, PDT, DEM, PSB, PPS, PR, PSDC, PRP e PTN - que integraram a maior coligação da cidade para estas eleições. Durante todo o período da campanha, Richa obteve sempre 68% ou mais das intenções de voto.
- Richa comemora vitória diante do palácio do governo estadual
- Kassab x Marta: a trajetória dos candidatos à Prefeitura de São Paulo
- Paes e Gabeira farão segundo turno no Rio de Janeiro
- Fogaça e Maria do Rosário vão ao 2º turno em Porto Alegre
- PMDB e PT derrotam ACM Neto e vão ao segundo turno
- Tempo real: acompanhe a apuração das Eleições-2008
A segunda colocada foi Gleisi Hoffmann (PT), com 18,17%. Apesar da distância para Richa, a candidata teve um bom desempenho na campanha, chegando a subir cinco pontos nas intenções de voto na reta final. A estratégia da petista foi explorar sua relação com o governo federal – seu marido é o ministro Paulo Bernardo. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, foi a estrela de um dos comícios de Gleisi.
| Arte/US |
![]() |
PERFIL
Antes de sua primeira eleição para prefeito, em 2004, Beto Richa foi deputado estadual por dois mandatos, entre 1995 e 2000, vice-prefeito e secretário de Obras Públicas de Cássio Taniguchi (2001-2004). A história política dos Richa, no entanto, começa bem antes. Beto é filho do ex-deputado, ex-senador, ex-prefeito de Londrina e ex-governador do Paraná José Richa.
| Futura Press |
![]() |
| Richa vota neste domingo |
Beto ingressou na carreira política inspirado na atuação de seu pai. Sua primeira gestão à frente da prefeitura da capital recebeu aprovação de aproximadamente 82% da população de Curitiba. Richa afirmou durante a campanha que apenas depois de saber o quanto a população aprovara seu governo resolveu disputar a reeleição.
Em entrevista à Agência Brasil, o tucano disse estar mais bem preparado para o cargo agora do que quando foi eleito pela primeira vez. Ele também disse que para o segundo mandato elegeu a educação como prioridade, com o desafio de zerar a fila de espera por vagas nas creches.
De acordo com especialistas, no entanto, o prefeito tem como maior desafio reestruturar o sistema de transporte público da cidade. Implantado nos anos 70, o modelo de transporte viário de massa de Curitiba já foi considerado o melhor do País. Hoje, a frota está ultrapassada e o sistema não comporta a população crescente.
| AE |
![]() |
| Richa recebe apoio de Aécio Neves e José Serra |
Ainda durante a campanha, Richa precisou reforçar sua intenção de ser novamente prefeito de Curitiba. Por causa de seu alto nível de aprovação, o PSDB passou a cogitá-lo para concorrer ao governo do Estado em 2010. Para isso, Richa teria que deixar o segundo mandato pela metade.
Veja como foi a votação dos candidatos em Curitiba
publicidade
17/10/2008 - 14:55
Ministro Orlando Silva reforça campanha de Flávio Dino em São Luís
17/10/2008 - 13:00
Poucas propostas e muitas acusações marcam debate entre candidatos à Prefeitura de Salvador
17/10/2008 - 10:42



