Réveillon no Rio: Fogos colorem o céu de Copacabana e encantam milhões

Por Nina Ramos e iG Rio de Janeiro | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Uma das festas mais tradicionais do país, o réveillon na praia carioca recebeu avaliação inicial positiva por turistas e cariocas

A prometida chuva, anunciada por trovoadas e relâmpagos no fim da tarde, não veio. Apenas alguns pingos caíram sobre as milhares de pessoas que já estavam de pé na areia de Copacabana por volta das 17h30 da tarde de terça-feira (31). Tudo foi na medida para aliviar o calor extremo (a sensação térmica passou dos 45ºC durante o dia) e refrescar a cuca para as próximas horas, que seriam de emoção plena. A tradicional queima de fogos na Princesinha do Mar, no Rio, mais uma vez emocionou milhões de corações que receberam o novo ano de queixo caído.

Conheça a home do Último Segundo

Veja imagens do Ano Novo em todo o mundo

Porém, durante as comemorações, um homem que agredia a esposa na esquina entre a rua República do Peru com a avenida Copacabana, mesmo com a intervenção da Polícia Militar, acabou disparando e ferindo cinco pessoas.

Veja fotos da festa da virada em todo o Brasil:

Show de fogos em Copacabana. Foto: Marcello Sá Barretto/AgNewsShow de fogos em Copacabana. Foto: Marcello Sá Barretto/AgNewsA atriz Flávia Alessandra curtiu a festa ao lado do marido Otaviano Costa . Foto: Marcello Sá Barretto/AgNewsCasal aderiu ao beijaço durante a queima de fogos. Foto:  Marcello Sá Barretto / AgNewsPrimeiros minutos de 2014 no Rio tiveram chuva de cores e formas. Foto:  Marcello Sá Barretto / AgNewsShow de fogos na praia de Copacabana. Foto:  Marcello Sá Barretto / AgNewsShow de fogos em Copacabana. Foto: Nina Ramos/iG RioPúblico assiste à explosão de fogos em Copacabana no morro do Pavão Pavãozinho. Foto: ReutersQueima de fogos na Avenida Paulista, em São Paulo. Foto: FuturapressAs comemorações de Salvador reuniram mais de 150 mil pessoas para shows de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Foto: Futura PressShowde fogos no Recife, vista do Alto da Sé, em Olinda (PE). Foto: Ademar Filho/Futura PressQueima de fogos na avenida Beira Mar Norte e Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC). Foto: Petra Mafalda /Mafalda Press/Futura pressQueima de fogos durou 15 minutos em Manaus (AM), na praia da Ponta Negra. Mais de 350 mil participantes, que teve como principal atração o cantor Diogo Nogueira. Foto: Edmar Barros/Futura PressQueima de fogos de artifícios na praia do Cassino, em Rio Grande (RS). Foto: Fabio Gomes/Futura PressMovimentação em Copacabana no início da última noite de 2013. Foto: Nina RamosDia de calor levou milhares de pessoas às praias do Rio de Janeiro, antes da tradicional queima de fogos de artifício em Copacabana. Foto: Agência BrasilBanhistas aproveitaram o dia para antecipar as oferendas à Iemanjá. Foto: Agência BrasilMulher joga flor ao mar em oferenda à Iemanjá. Foto: Agência BrasilBanhistas aguardam o anoitecer em Copacabana. Foto: Nina RamosGrupo em sua tenda montada na praia de Copacabana, no Rio. Foto: Nina RamosAlgumas tendas familiares em Copacabana são cercadas e contam com boa estrutura para a passagem de ano. Foto: Nina Ramos/iG RioÚltimo dia do ano no Rio de Janeiro foi de muito calor. Foto: Agência BrasilPraia de Copacabana deve atrair mais de dois milhões de pessoas nesta noite. Foto: Agência BrasilAmbulantes aproveitaram para vender flores em Copacabana. Foto: Agência BrasilPreparativos para o reveillon na praia Copacabana, na manhã desta terça-feira (31), no Rio   . Foto: Murilo Rezende/Futura PressAv. Paulista passa por últimos preparativos antes da festa de Ano Novo, em São Paulo. Foto: Carlos Junior/Futura PressAv. Paulista é limpa após a corrida de São Silvestre, em São Paulo, para receber festa. Foto: Renato S. Cerqueira/Futura PressPreparativos para a festa de Ano Novo na praia de Boa Viagem, no Recife. Foto: Anderson Stevens/Futura Press

Se por um lado não caiu água do céu, o que 2014 viu nos seus primeiros minutos foi uma chuva de cores e formas. O show pirotécnico durou 16 minutos e teve como tema o filme de animação “Rio”. As músicas do longa, inclusive, embalaram o início da sequência de explosões, que tiveram as seguintes etapas: Voo azul, Floresta de Cores, Natureza Exuberante, Aquarela Carioca, Paz e Luz e Bem-vindo 2014.

AgNews
A atriz Flávia Alessandra beija o marido Otaviano Costa durante o beijaço

Em determinado momento, o beijaço anunciado na segunda (30) pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, tomou conta da areia. Corações vermelhos surgiram no céu e os casais (ou não-casais) logo procuraram alguém para ganhar o primeiro beijo do ano. “Minha calcinha é vermelha. Eu quero é um namorado para 2014”, clamou a paulistana Thaís Padilha, de 23 anos. O turista de Campinas Rodrigo Cappa, de 26, também só queria mais e mais meses ao lado da namorada, Patrícia Juliato, de 28. “Estamos juntos há quatro meses. Só quero mais amor para esse novo ano. E nós gostamos tanto da festa e da cidade que já estamos pensando em voltar no Carnaval”, avisou.

AgNews
O show pirotécnico durou 16 minutos e teve como tema o filme de animação “Rio”


Até quem nunca encarou a multidão de Copacabana aprovou a festa. Fernando Santos, de 30 anos, é carioca e passou seu primeiro réveillon no local. “Eu sempre fui avesso a eventos lotados, mas me surpreendi com a beleza dos fogos. Vale muito a pena. E achei a orla muito mais limpa do que eu imaginava”, declarou logo após a virada.

AgNews
Carlinhos Brown canta para milhões de pessoas em Copacabana

De fato, agentes da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) fizeram ronda em peso durante toda a festa. As lixeiras eram esvaziadas e saquinhos de coletiva seletiva distribuídos para a população.

Sobre a segurança, em todos os postos da Polícia Militar que o iG visitou, a situação era tranquila. Apenas reclamações sobre pequenos furtos no meio da aglomeração, o que não foge dos padrões de eventos do tipo. Os 300 banheiros químicos, de fato, foram poucos para a quantidade de gente. Para resolver o problema do xixi sem ser flagrado por um guarda militar na rua, pedestres utilizavam os banheiros de alguns restaurantes da orla em troca de um “agrado” para os garçons. Melhor do que começar 2014 na delegacia.

Leia tudo sobre: réveillonRio de JaneiroCopacabana2014brasil

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas