Esporte e cultura animam debate no Pará

Candidatos ao governo, Ana Júlia e Jatene também trocam acusações na TV

Pollyana Bastos, iG Pará |

Esporte e cultura, dois temas pouco discutidos pelos dois candidatos ao governo do Pará, foram os assuntos do último programa do horário eleitoral gratuito na TV. A governadora Ana Júlia Carepa (PT) disse que sua gestão “popularizou a cultura no estado.” E citou a realização de Feiras do Livro, antes restritas à Belém, também nos municípios de Tucuruí e Santarém, no interior.

A petista lembrou a revitalização da Catedral Metropolitana de Belém, entre as ações de governo para incentivar a cultura e preservar a memória do Pará. O candidato Simão Jatene (PSDB) prometeu incentivar o esporte amador e construir quadras esportivas no interior do estado. Destacou o incentivo aos atletas para participarem de competições nacionais, para levar o esporte às escolas.

Domingo nas ruas

No segundo bloco, de temas livres, a candidata do PT falou sobre o processo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Jatene por abuso de poder político e econômicos nas eleições de 2002. Se o parecer for desfavorável, disse a petista, Jatene não poderá assumir o cargo, mesmo vencendo as eleições. O tucano disse que a acusação demonstrava um “desespero enorme” da governadora.

Jatene lembrou que o processo instaurado durante seu governo não impediu a gestão, nem influenciou nestas eleições. Nas considerações finais Ana Júlia destacou ações de seu mandato na melhoria da educação, segurança pública e atração de investimentos para o estado. Jatene criticou. E se disse confiante de que o povo do Pará "vai às urnas em busca de mudanças” no próximo domingo.

    Leia tudo sobre: eleições paana júlia pajatene padebate na tvcultura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG