ES: Três candidaturas barradas pelo Ficha Limpa

Ainda há 15 candidatos no Estado com pedido de impugnação feito pelo MPE

Flávia Salme, iG Rio de Janeiro |

No ranking nacional, o Espírito Santo é o 13º estado na lista de pedidos de impugnação de candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa, de acordo com informações colhidas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até agora, quatro candidatos foram colocados para fora da disputa e ainda há outros 15 sendo julgados. Todos podem recorrer.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), já foram condenados com base na Lei Complementar 135/10 três candidatos: Marcelino Fraga (PMDB), Luiz Carlos Moreira (PMDB) e Roberto Valadão (PMDB).

Na lista do TSE, outros 15 candidatos aparecem com os registros cadastrados, porém, “com impugnações”, ou seja, os processos ainda estão sendo julgados. Entre esses pedidos está o do candidato ao Senado pelo PSL, José Carlos Gratz, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

A lista com pedidos de impugnação do Ministério Público Eleitoral inclui ainda dois candidatos a deputado federal: Luciano Henrique Sordine Pereira (DEM) e Max Freitas Mauro Filho (PTB). Outros 12 deputados tentam concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Dos que já tiveram o registro negado pelo TRE-ES, Marcelino Fraga foi impedido de disputar uma vaga a deputado estadual por ter renunciado ao mandato na Câmara dos Deputados após ser alvo de investigações na CPI dos Sanguessugas, que apurou fraudes na compra de ambulâncias com recursos do Ministério da Saúde.

Luiz Carlos Moreira teve o registro impugnado após ter o mandato cassado por abuso de poder econômico e corrupção eleitoral em 2002. Roberto Valadão, ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, teve o registro indeferido por ter sido condenado em um processo civil criminal em 2008 por descumprir ordem judicial que o obrigava reativar e manter o Conselho Tutelar de Cachoeiro, enquanto estava no comando da prefeitura.

Veja a lista dos candidatos com pedido de impugação:
1- Edélio Francisco Guedes (PV), deputado federal
2- Gildevan Alves Fernandes (PV), candidato a deputado estadual
3- Gilson Gomes (PSDC), candidato a deputado estadual
4- Izael Euzébio dos Santos (PDT), deputado estadual
5- José Carlos Gratz (PSL), senador
6- Luciano Henrique Sordine Pereira (DEM), deputado federal
7- Luzia Alves Toledo (PMDB), deputado estadual
8- Maria Aparecida de Nadai (PDT), deputado estadual
9- Max Freitas Mauro Filho (PTB), deputado federal
10- Nilton Gomes (PP), deputado estadual
11- Roberto Antônio Beling Neto (PV), deputado estadual
12- Rogério Cruz Silva (PRP), deputado estadual
13- Solange Siqueira Lube (PMDB), deputada estadual
14- Valdir Viana Nunes (PHS), deputado estadual
15- Vasco Alves de Oliveira Junior (PSB), deputado estadual

    Leia tudo sobre: ficha limpaeleições ES

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG