Entenda a diferença entre pesquisa nacional e tracking diário

Grupo de medição diária é totalmente renovado a cada 4 dias; resultados permitem antecipar tendências da pesquisa nacional

iG São Paulo |

Além da pesquisa nacional sobre intenção de voto para presidente, o Vox Populi produz, a cada dia, 500 entrevistas para o tracking realizado em parceria com o iG e a Band desde o início de setembro. A medição diária é uma pesquisa quantitativa consolidada com 2.000 entrevistas e o grupo é totalmente renovado após quatro dias.

O tracking tem como objetivo medir diariamente como informações relativas ao processo eleitoral são assimiladas pelo eleitor e ajudam na formação do voto. Assim, a divulgação das sondagens diárias possibilita aos leitores identificar com antecedência a tendência evolutiva das pesquisas. Oriunda do inglês, a palavra tracking significa rastreamento, trilha ou caminho.

Já a pesquisa nacional, como a publicada nesta sexta-feira, traz uma outra amostra de pesquisa. Feita num ritmo diferente, sem necessariamente realizar um número exato de entrevistas num mesmo dia, a pesquisa permite a divulgação de informações como o grau de interesse por política e a religião do entrevistado.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 30.235/10, o último levantamento foi realizado entre os dias 11 e 14 de setembro, quando foram ouvidas 3.000 pessoas em 214 municípios. A margem de erro é de 1,8 pontos percentual, para mais ou para menos. No tracking diário, a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Segundo João Francisco Meira, diretor-presidente do Vox Populi, o resultado da pesquisa nacional “balizou” os índices apurados pelo tracking diário. “O resultados da nova pesquisa mostra que o tracking está em cima da linha”, avalia.

Assim como nas pesquisas de intenção de voto convencionais, as entrevistas do tracking são feitas pessoalmente e respeitam a divisão de setores censitários apontados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Nessa setorização, o instituto divide cada município brasileiro em unidades de até 400 domicílios.

    Leia tudo sobre: pleito 2010eleicoes dilmaeleicoes serra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG