Em Pernambuco, petistas ganham disputa na Justiça Eleitoral

Com a decisão do Tribunal, aliados de Serra mudam evento para Jaboatão dos Guararapes

Thaisa Lisboa, iG Pernambuco |

A coligação da presidenciável Dilma Rousseff (PT), em Pernambuco, venceu a disputa para realizar uma caminhada no centro do Recife contra o grupo que apoia o candidato do PSDB, José Serra. Os dois grupos marcaram um evento para próxima sexta-feira (22), à tarde, no bairro da Boa Vista.

A decisão favorável aos petistas foi tomada pela juíza responsável pela comissão de fiscalização da propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Ana Cláudia Brandão. De acordo com a magistrada, a lei determina que quem protocolou primeiro tem preferência para realizar o ato. “Eles (petistas) deram entrada primeiro à comunicação do TRE, por isso eles têm direito. A legislação eleitoral não deixa dúvidas sobre isso”, disse a juíza.

O presidente estadual do PT, Jorge Perez, disse que tinha certeza do procedimento que a Coligação Para o Brasil Seguir Mudando havia feito. “Nós tínhamos certeza do encaminhamento porque nós informamos primeiro o TRE, a Polícia Militar e a CTTU”, disse Perez. A CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano) é responsável pela coordenação do trânsito na capital pernambucana. No TRE, o requerimento dos petistas foi protocolado no último dia 14, enquanto o PSDB fez o registro apenas na sexta-feira (15).

Perez informou ainda que Dilma não participará do evento, porém a presença do governador reeleito Eduardo Campos (PSB) e dos senadores Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB) estão garantidas. O evento começa às 15h da sexta-feira na Praça Oswaldo Cruz. De lá, eles seguirão pelas avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto.

Pelo lado da oposição, o deputado federal Raul Jungmann (PPS) lamentou a decisão. “Nós só temos a lamentar. Recebemos esse resultado achando que o PT fez uma pegadinha em cima de nós. E quem não tem cão caça com o gato. Vamos a Jaboatão dos Guararapes fazer um grande ato, consagrador, para o José Serra”, afirmou. O município de Jaboatão dos Guararapes representa o segundo maior colégio eleitoral do Estado e é ministrado pelo aliado Elias Gomes (PSDB). O evento, que contará com uma caminhada seguida de um comício, será realizado no mesmo local que o ex-govenador de São Paulo protagonizou seu último evento em Pernambuco, no primeiro turno.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG