Em Pernambuco, 63% votariam no candidato de Lula

Segundo a pesquisa Vox Populi/Band para o Estado, 63% dos entrevistados votariam em um candidato se Lula pedisse

iG São Paulo |

Mais da metade dos eleitores de Pernambuco votariam no candidato a presidente apoiado por Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a pesquisa Vox Populi/Band para o Estado, 63% dos entrevistados votariam em um candidato se Lula pedisse. A influência do presidente cresceu, já que, em agosto do ano passado, o percentual era de 53%.

Outros 17% responderam que poderiam votar no candidato a presidente de Lula, a depender de quem fosse. Apenas 5% não votariam no candidato apoiado por ele, enquanto 12% não levariam isso em conta na hora de escolher o candidato.

E o eleitor pernambucano demonstra saber quem é o candidato de Lula. Na pesquisa, 75% dos entrevistados responderam que é Dilma Rousseff (PT). Para 3%, é José Serra (PSDB), e 1% acha que é Marina Silva (PV).  

A pergunta sobre a importância do apoio de Lula foi feita também para o governo estadual. Neste caso, 49% dos entrevistados disseram que votariam no candidato a governador que Lula apoiasse. Outros 30% responderam que poderiam votar, mas depende de quem for o candidato. Apenas 5% disseram que não votariam no candidato apoiado por Lula, e 14% não levariam isso em conta na hora de escolher o candidato.

Aprovação

Na pesquisa, a avaliação de desempenho do governo é dividida em positiva, negativa e regular. Para 89% dos pernambucanos, é positiva. Apenas 1% fizeram avaliação negativa. Para 10%, é regular.

Refletindo a alta taxa de aprovação do governo Lula, 66% dos entrevistados responderam que o próximo presidente deve continuar todas as políticas atuais. Outros 26% disseram que deve mudar algumas políticas e continuar com a maioria. Para 5%, o próximo governante deve continuar algumas iniciativas de Lula e mudar a maioria. Apenas 2% opinaram que todas as políticas do governo devem ser mudadas.

No detalhamento dessa pergunta, destaca-se a resposta dos pernambucanos com renda de até um salário mínimo. Nessa faixa, 70% querem que todas as políticas de Lula continuem.

    Leia tudo sobre: pernambucoluladilmaserramarinapesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG