À procura da 2ª via do título eleitoral, cujo prazo termina hoje, eleitor enfrenta fila, calor e engarrafamento

Aproximadamente seis mil pessoas procuraram ontem e hoje o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em busca da reimpressão do título de eleitoral. Mesmo com a prorrogação do prazo, por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 23 de setembro para esta quinta, muitos deixaram para requer a segunda via na última hora.

Esses eleitores tiveram que enfrentar um trânsito complicado e filas enormes nas proximidades da sede do TRE, no bairro do Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. Para atender a esta demanda, o Tribunal aumentou um esquema especial de atendimento, aumentando o número de servidores de 30 para 50 atendentes.

"Quero votar"

Muitos eleitores estavam há muito tempo sem título, pois antes podiam votar com um documento de identificação ou com o recibo eleitoral. Agora, com a obrigação de apresentar o título e o Registro Geral (RG), quem não tinha foi obrigado a conseguir. É o caso do cantor Paulo Reis:

“Eu nunca me preocupei com título, mas este ano é obrigatório e como quero votar, precisei vir aqui,” revelou. Mas teve também quem preferiu não enfrentar o calor e as filas quilométricas. “Eu acho melhor justificar, porque não vi ninguém interessante e com propostas reais para votar,” disse o estudante Eduardo Santana.

Desde o início de setembro, o TRE já reimprimiu mais de 20 mil títulos eleitorais. Nas eleições deste domingo, os eleitores residentes em Manaus terão transporte público gratuito, por determinação da Prefeitura Municipal, que acatou resolução da Câmara Municipal de Manaus, atendendo requerimento do TRE. Leia mais

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.