Eleição polarizada no Amazonas

Seis candidatos disputam o governo, mas Omar Aziz e Alfredo Nascimento centralizam a campanha

Eduardo Asfora, iG Amazonas |

Seis candidatos disputam o governo do Amazonas, mas a eleição está polarizada em dois: Omar Aziz (PMN) e Alfredo Nascimento (PR). Há duas semanas antes das eleições de 3 de outubro, uma pesquisa divulgada hoje mostra o governador e candidato à reeleição, Omar Aziz, com 56 % das intenções de voto, contra 33% de Alfredo Nascimento.

Os outros quatro candidatos que disputam o governo do Amazonas são Hissa Abrahão (PPS), Luís Navarro (PCB), Herbert Amazonas (PSTU) e Luiz Sena (PSOL). Os quatro não somam juntos nem 3% de intenção de votos, segundo pesquisa divulgada na manhã desta segunda-feira pelo jornal A Crítica .

Quem são

Nascimento era o vice-governador de Eduardo Braga, que deixou o Governo para concorrer ao Senado. Para contar um pouco dessa história, Omar e Alfredo, hoje adversários, já foram aliados políticos. Nos anos de 1996 e 2000, Aziz foi vice-prefeito de Nascimento, que foi ministro dos Transportes de Lula.

Aziz e Nascimento disputam o comando de um dos Estados considerado dos mais influentes do País. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando reeleito em 2006, recebeu no Amazonas mais de 80% dos votos. Lula apareceu recentemente na campanha do seu ex-ministro dos Transportes. A eleição no Estado se mostra tranquila.

Nas ruas, pouca propaganda política e nos bastidores muito jogo de influência. Os candidatos apostam em seus programas para assumir o posto e contam ainda com a pouca interferência dos demais concorrentes. Hissa Abrahão, Luís Navarro, Herbert Amazonas e Luiz Sena não somam juntos nem 3% das intenções de votos, conforme a pesquisa divulgada pelo jornal A Crítica.

Bandeiras

Omar Aziz diz ter a seu favor o “apoio incondicional” de Eduardo Braga, que comandou o Amazonas por oito anos. Ele garante que conseguiu “várias conquistas,” como “garantir a Copa do Mundo de 2014 para Manaus, a manutenção da Zona França, a participação em encontros mundiais de discussão sobre aquecimento global,” entre outras.

Aziz diz ainda que conseguiu revitalizar dos igarapés na capital. É justamente essa a bandeira de Aziz nestas eleições, “a continuidade de um projeto,” e a promessa de “manutenção de todas as iniciativas de Eduardo no interior e na capital.”

Alfredo Nascimento, por sua vez, usa “o discurso da mudança.” Ele ressalta os problemas de segurança e saúde em Manaus e nos demais municípios. Entre as promessas de campanha estão “a criação de mais centros familiares e o financiamento de geração de empregos no interior.” Nascimento reafirma os “feitos realizados” quando foi ministro dos Transportes e prefeito de Manaus.

De acordo com o cientista político e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Gilson Gil, apesar dos dois serem concorrentes, as propostas se equivalem e apoio de Lula indica para uma manutenção do suporte do Governo Federal ao Estado, caso seja eleita a candidata Dilma Rousseff (PT), que disputa com José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), os adversários mais pontuados nas pesquisas.

    Leia tudo sobre: eleições amaziz amnascimento ampesquisa eleitoral

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG