Dutra credita erros em contas ao governo FHC

Presidente nacional do PT diz que erro foi feito no governo FHC e corrigido na gestão Lula

iG São Paulo |

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, comentou em sua página no Twitter que a falha dos dados em contas de luz foi um ‘erro do governo do PSDB’. A informação foi veiculada neste domingo em reportagem do jornal Folha de S.Paulo .

"O erro foi no governo FHC, corrigido no governo Lula e a culpa é da Dilma. Tudo bem, o importante é a manchete aparecer no programa do Serra", escreveu Dutra neste domingo em sua página @zedutra.

A reportagem dá a entender que Dilma Rousseff (PT), na época ministra de Minas e Energia, foi avisada por três vezes pelo Tribunal de Contas da União (TCU) de que havia falhas em contas de luz. Os erros na tarifa social, um benefício concedido a consumidores de luz de baixa renda, seriam responsáveis por um prejuízo avaliado em R$ 1 bilhão.

A assessoria de imprensa de Dilma afirmou que Lula sancionou uma lei para alterar os cálculos e o processo foi arquivado em 2009. A lei foi embasada em estudos realizados, desde 2003, pelo Ministério de Minas e Energia, pela Aneel e pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

A alteração que Lula propôs para a lei foi feita para assegurar que as reduções sejam voltadas às pessoas de baixa renda. Sem o critério automático, que determinava uma tabela de descontos a consumos de energia menores que 80 kWh, saíram da linha de benefício moradores de flats ou casas de veraneio.

    Leia tudo sobre: eleições dilmaeleições serrapleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG