Dos 53 deputados federais de Minas Gerais, nove não disputam eleição

40 deputados concorrem à reeleição com outros 622 candidatos. A média é de 11,7 por vaga. Quatro parlamentares tentam outras vagas

Eduardo Ferrari, iG Minas Gerais |

Da bancada mineira no Congresso, 75% tentará a reeleição. Dos 53 deputados de Minas - a segunda maior do país no Congresso Federal, atrás somente São Paulo que tem 81 representantes -, 40 concorrem à reeleição.

Dos treze deputados que não vão disputar a reeleição, quatro irão tentar outros cargos. O deputado federal Elismar Prado (PT) concorre a deputado estadual para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e tenta fazer a troca com o irmão Weliton Prado (PT), que é deputado estadual e concorre à federal.

O deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira (PV) concorre ao Governo de Minas e os deputados federais Miguel Martini (PHS )e Virgílio Guimarães (PT) concorrem como primeiro suplente ao Senado. Virgílio Guimarães é outro político que cede sua candidatura ao Congresso para um parente, o filho Gabriel Guimarães (PT) concorre a deputado federal. Outros nove não concorrem nessas eleições.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 40 candidatos mineiros à reeleição na Câmara Federal vão disputar vaga num grupo total de 622 candidatos. Assim, cada um dos 53 postos em disputa terá uma relação de 11,7 candidatos por vaga. Em 2006, a média foi de cerca de 10,2 com 541 candidatos.

Assembléia Legislativa

Dos 77 deputados estaduais, 65 concorrem a reeleição. Outros sete concorrem a uma vaga para deputado federal. Alberto Pinto Coelho (PP), atual presidente da Assembléia Legislativa, concorre como vice-governador na chapa de Antônio Anastasia (PSDB), e Zezé Perrela (PSDB) concorre como primeiro suplente de Aécio Neves (PSDB) ao Senado. Dois deputados estaduais simplesmente não concorrem e o deputado estadual Pedro Ivo Ferreira Caminhas (PP), conhecido como Pinduca, teve seu pedido de candidatura negado pelo TRE-MG com base na lei da Ficha Limpa. Os 65 deputados candidatos a reeleição na ALMG concorrem nestas eleições em um grupo de 1.079 candidatos.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG