Dilmaécio e Dilmasia começam a dar certo, dizem especialistas

Segundo especialistas, pesquisa de intenção de voto mostra que eleitor começa a perceber que Anastasia é o candidato de Aécio

Rodrigo Rodrigues e Piero Locatelli, iG São Paulo |

Cientistas políticos apontam que a melhora do candidato tucano Antonio Anastasia (PSDB) na pesquisa Vox Populi/Band/ iG divulgada hoje reflete o sucesso do ex-governador e candidato ao Senado Aécio Neves (PSDB) em atrelar o seu nome ao governo ainda antes do começo do horário eleitoral gratuito.

“Isso é resultado de dois movimentos muito inteligentes. Primeiro, a transferência de votos do Aécio. Segundo, o fato de Anastasia ser governador e estar indo bem. Toda essa onda em torno de Dilmaécio, Dilmasia começa a dar certo”, diz Murillo de Aragão, cientista político e sócio da Arko Advice. O especialista se refere ao voto casado entre os candidatos do PSDB no âmbito estadual e do PT no federal. Segundo Murillo, a eleição de Minas “parece que está descolada e ocorrendo em dois níveis diversos”.

Helcimara de Souza Telles, cientista política da Universidade Federal de Minas Gerais, diz que, depois da Copa do Mundo, o eleitor finalmente começou a perceber que Anastasia é o candidato de Aécio. "A tendência dele (Anastasia) é subir mais a partir do horário eleitoral, quando o sucessor de Aécio se apresentará de forma mais clara como apadrinhado político dele”, diz a cientista.

Segundo Helcimara, impera o desejo de continuísmo entre os eleitores. “O eleitor tende a apostar no voto de continuísmo tanto na esfera federal, quanto estadual, porque houve de fato um favorecimento regional de políticas públicas e verbas para obras. Na cabeça do eleitor há nesse momento um período de prosperidade que influenciará bastante a corrida eleitoral deste ano”, fala a cientista.

    Leia tudo sobre: Eleições MGEleições DilmaEleições SerrapesquisaVox

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG