Dilma vence com larga margem no Amazonas

Primeira mulher eleita presidente do Brasil tem 80,17% dos votos em mais de 90% das urnas abertas no estado

Eduardo Asfora, iG Amazonas |

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) informou a pouco que mais de 90% das urnas foram apuradas no Estado. E que Dilma Rousseff (PT) tem uma larga vantagem sobre José Serra (PSDB). A petista aparece com 80,17% dos votos válidos e o tucano está com 19,83%.

As lideranças do PSDB no Amazonas esperavam que Serra tivesse o número de votos quatro vezes maior comparado com o primeiro turno, quando ele conseguiu apenas 8%. Mas as urnas confirmaram a força do PT, de Lula e de Dilma no Estado e ela supera em 15%a marca de 64%, obtida no dia 3 de outubro.

Dilma não veio na campanha nem no primeiro turno, nem no segundo, mas conta com o apoio de fortes aliados como o ex-governador, e agora senador Eduardo Braga (PMDB), além do atual governador Omar Aziz (PMN).

Lula

Omar declarou hoje que aguarda para os próximos dias uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Amazonas. Na pauta, mais ajuda aos municípios atingidos pela seca histórica.

O número de abstenções até o momento é alto, 21%. A alta quantidade de faltosos deve-se também ao feriado e a seca que prejudicou o acesso de muitos eleitores de comunidades isoladas em virtude da estiagem dos rios.

    Leia tudo sobre: eleições amtre amdilma eleiçõespleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG