Dilma propõe fim da miséria para desenvolvimento

A pré-candidata do PT disse hoje em palestra a empresários que o País deve erradicar a miséria para ser a quinta economia mundial

Nara Alves, iG São Paulo |

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse hoje em palestra a empresários que o Brasil precisa erradicar a miséria para chegar à condição de quinta economia mundial. A petista fez uma apresentação no Exame Fórum, no hotel Unique, em São Paulo, com o tema "Brasil, quinta economia mundial: como chegar até lá?”.

AE
Dilma fala a empresários
Segundo Dilma, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva começou a erradicar a miséria e tirou 24 milhões de brasileiros dessa situação. Para a pré-candidata, estão nessa faixa as pessoas que ganham até meio salário mínimo por mês. “Ainda restam 53 milhões de brasileiros”, disse.

A ex-ministra disse também que ser um país desenvolvido significa intensificar a mobilidade social. Para a pré-candidata, este é um objetivo para mais de uma década.

Outro setor prioritário para alcançar esse objetivo é a educação. De acordo com Dilma, o Brasil precisa investir na formação universitária dos professores, nas escolas profissionalizantes e na qualificação do ensino universitário.

A petista aproveitou o tema educação para falar das drogas entre os jovens, especificamente do crack, tema de campanha do governo federal. No dia 20, foi lançado o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack.

Dilma também ressaltou que é uma "grande" vantagem o fato de o País ter uma matriz energética renovável. “O pré-sal é nosso passaporte para o futuro”, disse. A pré-candidata creditou à Embrapa a descoberta do pré-sal. ”Nós descobrimos o pré-sal porque temos um centro de excelência”.

A presidenciável chegou ao evento acompanhada da pré-candidata do PT ao Senado por São Paulo, Marta Suplicy, e do pré-candidato do PT ao governo paulista, Aloisio Mercadante. Também estão presentes o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ex-ministro Antonio Palocci.

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, também fará palestra no evento sobre o mesmo tema, às 16h40.

    Leia tudo sobre: dilmapré-salpaloccimarta suplicymercadante

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG