Dilma ganha em MG, RJ, Nordeste e na maior parte do Norte

Candidato tucano conseguiu virar no Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Goiás

iG São Paulo |

A candidata vitoriosa à Presidência, Dilma Rousseff (PT), superou José Serra (PSDB) em todos os Estados do Nordeste, na maioria dos Estados do Norte, além de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o segundo e o terceiro maiores colégios eleitorais do País.

Em Minas, com 14 milhões de eleitores, Serra não conseguiu tirar a desvantagem sobre Dilma - os dois candidatos avançaram praticamente iguais no segundo turno, cada um recebendo 1,1 milhão de votos a mais do que tinham obtido no primeiro turno. Com isso, Dilma acabou mantendo quase a mesma vantagem de 1,8 milhão de votos sobre seu rival. No Rio, a petista teve 1,7 milhão de votos a mais que Serra. No Ceará e Maranhão, onde tradicionalmente o PT sempre encontrou dificuldades, Dilma teve ampla vantagem de votos com mais de 75% dos votos nestes dois Estados.

No computo final, Dilma teve 8,2 milhões de votos a mais neste domingo na comparação com a quantidade de votos que obteve no primeiro turno, contabilizando cerca 55,7 milhões de votos.

José Serra, que capturou 10,5 milhões de votos a mais do que no primeiro turno, alcançando 43,7 milhões de votos, ganhou no Sul, em São Paulo e na maior parte do Centro-Oeste.

Em comparação com o primeiro turno, Serra conseguiu neste domingo a virada no Rio Grande do Sul, em Goiás e no Espírito Santo. Já a presidenta eleita ganhou no Distrito Federal, única unidade da Federação onde Marina Silva (PV) havia vencido.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG