Dilma ganha em 18 Estados, Serra em oito e Marina no DF

Candidata do PT ganha em todos os Estados do Nordeste; Serra lidera em SP e parte do Sul, Centro-Oeste e Norte

André Vieira, iG São Paulo |

Com mais de 95% dos votos contabilizados, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, lidera a apuração em 18 Estados. O candidato tucano José Serra está na frente em oito Estados. Marina Silva, do PV, ganhou a disputa presidencial no colégio eleitoral do Distrito Federal, onde a apuração já se encerrou, com 42% dos votos.

O levantamento realizado pelo iG mostra que dificilmente esse quadro irá mudar, uma vez que a maioria dos Estados já contabiliza a quase totalidade dos votos apurados.

A candidata do PT tem larga vantagem no Nordeste. Lidera ainda em três Estados do Sudeste, quatro do Norte, um no Sul e outro no Centro-Oeste.

A grande vantagem de Dilma está nos nove Estados da região Nordeste, apresentando em alguns deles mais de 60% dos votos, como é o caso de Pernambuco (61,5%), Ceará (66%), Bahia (62%), os maiores colégios da região, assim como Maranhão (70,4%) e Piauí (66,9%). Apenas no Amazonas Dilma aparece com acima da faixa de 60% dos votos contabilizados, com 64,6%.

No Sul, Dilma Rousseff vence apenas no Rio Grande do Sul, onde o PT elegeu Tarso Genro. Dilma tem 46,7%. Em Santa Catarina e Paraná, quem está na frente é o candidato tucano José Serra. Ele está com 45,8% e 43,9%, respectivamente.

No Sudeste, Dilma ganha em três dos quatro Estados, mas perde no maior colégio eleitoral, que é São Paulo, base de José Serra. O tucano tem 40,7% dos votos dos paulistas. Em Minas Gerais, Dilma tem 46,9%. No Rio de Janeiro, a petista tem 43,5%. E no Espírito Santo, ela ficou com 37,2%.

Na região Centro-Oeste, Serra vence em dois Estados. No Mato Grosso, ele tem 42,9% e, em Mato Grosso do Sul, o tucano possui 42,4%. Em Goiás, Dilma tem 42,2% dos votos.

No Norte, a candidato do PT está na dianteira no Amazonas, Pará, Tocantins e Amapá. Serra ganha no Acre, terra de Marina Silva, além de Rondônia e Roraima.

Espólio eleitoral de Marina Silva

Além do Distrito Federal, onde superou os candidatos do PT e PSDB, Marina Silva teve uma boa votação em outros cinco Estados, nos quais superou José Serra – Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Amapá. No Espírito Santo, ela ficou em terceiro, mas, com 26,3%, teve um desempenho acima da média nacional.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG