Dilma evita temas polêmicos durante encontro com bispos em Brasília

A candidata disse que não tratou de aborto e união homossexual e afirmou que pretende criar uma espécie de 'Água para Todos'

Andréia Sadi, iG Brasília |

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, evitou tratar de temas polêmicos nesta quinta-feira durante visita à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. A petista disse que não falou das questões do aborto e da união homossexual no encontro. “Não, não foi tratado”, respondeu.

Apesar de manifestações contrárias a Dilma, como a Diocese de Guarulhos , a petista disse que foi “bem acolhida” na CNBB e é grande devedora dos bispos. “Os bispos do Brasil tiveram a ousadia de se levantar contra o processo de fechamento que o País vivia. E muitos foram responsáveis pela sobrevivência de muita gente”, respondeu.

A candidata deu risada ao ser questionada se havia se “convertido” após a conversa com os bispos e afirmou ser de origem cristã. “Tive educação católica, fui batizada, então, não se trata de conversão , trata-se de um diálogo”, disse.

Metas

A petista voltou a falar que até o final de 2010 o Minha Casa Minha Vida deverá entregar um milhão de casas e já previu nova meta para a segunda etapa do programa, vitrine do governo Lula. “É possível fazer mais de dois, porque aprendemos como fazer”, respondeu.

Durante o encontro com dom Geraldo Lyrio Rocha, ela contou que pretende estabelecer metas de ampliação do acesso à água e disse que a instalação de cisternas e a interligação das bacias do São Francisco vão beneficiar as comunidades do semiárido nordestino.

“É uma questão de grande sensibilidade de Dom Geraldo, que é a universalização da água. (..) Você combina isso com as obras do São Francisco e acredito que com todas as obras que estamos fazendo através do PAC, eu colocarei, no meu governo, essa observação (..) É um “Água para Todos”, afirmou a petista.

    Leia tudo sobre: Eleições Dilmapleito 2010CNBB

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG