Dilma e Serra têm desempenho semelhante no Twitter

Ferramenta lançada pelo iG mostra que porcentagem de comentários positivos e negativos dos candidatos foi praticamente a mesma

Alessandra Oggioni, iG São Paulo |

Embora estejam em patamares diferentes nas principais pesquisas de intenção de voto, a candidata Dilma Rousseff (PT) e o rival tucano José Serra (PSDB) têm desempenho semelhante quando se trata dos comentários publicados sobre cada um pelos usuários do microblogging Twitter.

Em levantamento feito pelo sistema Termômetro da Política , ferramenta de comparação de mensagens da rede social lançada pelo iG nesta semana, a petista contava com 38,1% de tweets positivos e 61,9% negativos. Já o tucano obteve 38,9% de posts favoráveis contra 61,1% desfavoráveis até o fim da tarde desta sexta-feira (10).

No entanto, a ex-ministra petista teve número médio de mensagens diárias maior que o de Serra em praticamente todos os dias de medições. Na segunda-feira, por exemplo, Dilma recebeu 60,7 mil citações na rede social, enquanto o tucano obteve 24,3 mil.

Entre as mensagens avaliadas pelo sistema do iG estão desde comentários sobre o noticiário do dia e textos elogiosos aos candidatos até ataques e críticas, além de notícias postadas por veículos de comunicação para divulgação de reportagens do dia.

Como funciona o sistema

O aplicativo Termômetro da Política mede o “sentimento” dos usuários da rede social por meio da avaliação dos posts publicados. Pelas palavras-chave e análise do conteúdo linguístico, o sistema indica se o comentário é positivo, negativo ou neutro. Desta forma, com os dados obtidos, é possível comparar diariamente o desempenho de diversos políticos brasileiros no Twitter.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG