Dilma defende reeleição e diz ser contra mandato de cinco anos

Posição vai contra tese defendida pelo rival tucano José Serra, que já disse ser favorável a um mandato único de cinco anos

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

A candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, defendeu o instituto da reeleição para a Presidência da República na tarde desta segunda-feira, durante almoço com empresários em São Paulo. A posição contraria a visão de seu principal adversário na corrida presidencial, o ex-governador José Serra (PSDB), que já fez defesa aberta da adoção de um mandato de cinco anos sem reeleição.

“Sou a favor da reeleição. Não tinha muita clareza sobre isso, achava melhor não ter, antes de entrar no governo”, disse Dilma. Ela citou como exemplo o fato de o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido superior ao primeiro.

Questionada sobre a possibilidade de, se eleita, abrir mão da reeleição para que Lula possa voltar em 2014, Dilma esquivou-se. ”Quando chegar a hora a gente discute isso.” Segundo ela mesma, a resposta foi uma saída à “mineira” para uma pergunta espinhosa. “Dei uma resposta como mineira porque não se sabe o que vai acontecer até lá. Acho que em 2013 você já pode me perguntar”, ironizou.

Dilma disse também ser contrária à mudança do mandato de quatro para cinco anos. “Estou pleiteando ser presidente da República em um mandato que começa em 2011 e termina em 2014. Acho que não é bom ficar mudando mandato no meio do jogo, não. Deixa ele ser de quatro anos que está bom”, afirmou.

A posição de Dilma contraria também declarações feitas no passado por Lula, que já foi defensor do mandato único. Mais recentemente, entretanto, o presidente passou a defender a reeleição, sob o argumento de que quatro anos é pouco para construir uma obra estruturante. Na semana passada, em encontro com o colega italiano Silvio Berlusconi, Lula também disse não se incomodar em trabalhar para reeleição de sua candidata. Afirmou que se contenta em ser "cabo eleitoral pela segunda vez".

    Leia tudo sobre: José SerraDilma RousseffPTPSDBreeleiçãoLula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG