Dilma associa panfletos em Serra, mas evita culpar tucano

Candidata do PT disse que sabe-se folhetos condenando voto em quem defende aborto beneficiam seu adversários

Clarissa Oliveira, iG São Paulo |

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff , associou no rival tucano José Serra a impressão de folhetos distribuídos em nome da CNBB em a autorização da entidade. Os panfletos, cujo recolhimento foi ordenado neste domingo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pregavam voto contrário a candidatos que manifestassem posições favoráveis a mudanças na lei do aborto e tinha por objetivo atingir a candidatura presidencial petista.

Embora tenha evitado responsabilizar diretamente a campanha tucana pela distribuição dos panfletos, Dilma afirmou que sabe-se claramente a quem o material beneficia.

"Eu não sei quem mandou fazer panfleto. Mas é crime eleitoral", afirmou a petista, que cumpriu agenda de campanha na manhã de hoje ao visitar o Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista. Dilma investiu no discurso de que não é do seu feitio ou de sua campanha "sair acusando sem ter investigação". Ainda assim, emendou: "Nós sabemos a quem isso beneficia. Beneficia ao meu adversário. Agora, se foi ele ou não quem fez é o que resta provar", emendou. Dilma voltou a se dizer vítima de uma "central de boatos" que, segundo ela, comanda uma "ofensiva" contra sua candidatura ao Palácio do Planalto.

A polêmica sobre a distribuição dos panfletos começou a tomar corpo durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, no último dia 12. Os folhetos foram distribuídos nas comemorações da data em Aparecida, no interior paulista, em nome da CNBB. A entidade, entretanto, negou a autoria do documento e desautorizou o uso de seu nome para interferir no debate eleitoral.

Ontem, o PT encontrou uma fábrica onde era realizada a impressão dos panfletos. Os Após registrar boletim de ocorrência, o partido procurou a Justiça Eleitoral para solicitar que o recolhimento dos papéis fosse determinado.

    Leia tudo sobre: eleições dilmaeleições serrapleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG