Dilma aparece à frente de Serra, aponta CNT/Sensus

Pesquisa mostra Dilma com 35,7%, contra 33,2% de Serra. Marina tem 8% das intenções de voto

iG São Paulo |

Seguindo a mesma tendência apontada pela pesquisa Vox Populi no fim de semana , o levantamento do Instituto Sensus, encomendado pela Confederação Nacional do Transportes (CNT), também mostra hoje pela primeira vez a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, numericamente à frente do pré-candidato do PSDB, José Serra, em uma lista induzida. No rol em que a CNT/Sensus apresenta pela primeira vez aos entrevistados, todos os prováveis 11 candidatos, incluindo os de partidos pequenos, Dilma aparece com 35,7% da preferência, seguida de Serra com 33,2%.

O Sensus entrevistou duas mil pessoas em todo o País de 10 a 14 de maio. Portanto, no período em que foram exibidas as inserções de rádio e TV do PT. Inclusive o programa de dez minutos exibido no dia 13, em que Lula aparece ao lado de Dilma, e a candidata é comparada ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

Eleições 2010

Pesquisa CNT/Sensus

Gerando gráfico...
Sensus

Como a margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, Dilma e Serra estão em situação de empate técnico. Segundo o diretor da Sensus, Ricardo Guedes, considerando o espaço para intersecção da margem de erro para dois pré-candidatos, Dilma e Serra, a probabilidade de empate é de 68%. Já a probabilidade de a petista estar efetivamente à frente do tucano é de 32%.

Em uma segunda lista induzida, apenas com os principais nomes, o ex-governador de São Paulo ainda mantém a liderança numérica com 37,8%, mas seguido muito de perto por Dilma, com 37%. Marina tem 8% das intenções de voto nesta lista com três nomes. Na lista mais ampla, com 11 pré-candidatos, a pré-candidata do Partido Verde (PV) também aparece na terceira posição, mas com 7,3%.

Eleições 2010

Pesquisa CNT/Sensus

Gerando gráfico...
Sensus

Marina antecede nesta lista ampliada os seguintes pré-candidatos: José Maria Eymael (PSDC), com 1,1%; Américo de Souza (PSL), com 1%; Mario de Oliveira (PTdoB), com 0,4%; Plínio de Arruda Sampaio (Psol), com 0,4%; Zé Maria (PSTU), com 0,4%; Rui Costa Pimenta (PCO), com 0,2%; Levy Fidelix (PRTB), com 0,1% e Oscar Silva (PHS), com 0,1%.

Segundo turno

Caso a disputa fosse para o segundo turno entre os dois principais candidatos, Dilma venceria com 41,8% dos votos, contra 40,5% de Serra. Em abril, o cenário era inverso: o tucano aparecia na frente com 41,7%, enquanto a petista tinha 39,7%. 

Na pesquisa de janeiro, quando Serra estava na frente com 44% e Dilma tinha 37,1%.

Eleições 2010

Pesquisa CNT/Sensus

Gerando gráfico...
Sensus

    Leia tudo sobre: Pesquisa CNT/SensusDilmaMarinaSerra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG