Diante de mulheres, Serra condena apedrejamento de iraniana

Tucano criticou aliança de Lula com o governo iraniano, que condenou mulher a morrer por ter tido relações fora do casamento

Eduardo Ferrari, iG Minas Gerais |

Diante de uma plateia feminina, em uma agenda do Movimento das Mulheres Mineiras, em Belo Horizonte, o candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra , criticou neste sábado (7) a política internacional do governo Lula de apoio ao governo do Irã, que condenou à morte por apedrejamento a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, acusada de ter cometido adultério.

“O Brasil tem uma secretaria da Mulher, quase um ministério, e isso não combina com o fato de considerarmos de maneira carinhosa um governo como o do Irã, que condena uma mulher a morrer pelo apedrejamento pela acusação de que, mesmo viúva, ela teve dois namorados”, disse.

Serra afirmou ainda que o País deve separar o que é interesse econômico de suas "determinações nacionais". “O Brasil tinha que ter uma posição internacional de condenação a essa atitude. Falar da defesa da mulher é falar de seus princípios de direitos humanos no mundo inteiro. No meu governo nós vamos nos manifestar de todas as formas contra esse tipo de governo”, completou.

O Movimento da Mulheres Mineiras é um grupo que reúne diversas entidades da sociedade civil em defesa dos direitos das mulheres em Minas. 

Serra cancela visita a hospital

À tarde, Serra visitou rapidamente murais de grafiteiros na esquina da rua Gonçaves Dias com avenida Bias Fortes, no bairro de Lourdes, na zona sul da cidade. Ficou no local por cinco minutos. Durante toda a estadia em Belo Horizonte o presidenciável foi acompanhado pelos candidatos tucanos ao governo e ao Senado - o atual governador, Antonio Anastasia, e o ex-governador Aécio Neves.

Serra também esteve no comitê de campanha dos amigos de Anastasia, na mesma região. Em seguida, entrou no carro e foi para o aeroporto. Serra cancelou a visita prevista para o hospital da Baleia, especializado no tratamento de câncer infantil. A assessoria do candidato não informou o motivo do cancelamento. 

    Leia tudo sobre: EleiçõesEleições SerraEleições MG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG