Desemprego cresce no Tocantins, diz IBGE

Siqueira Campos lamenta aumento de 5% para 6% e promete criar Secretaria das Oportunidades

Menezes y Morais, iG Brasília |

O candidato ao governador do Tocantins Siqueira Campos (PSDB) culpou o governador Carlos Gaguim (PMDB) pelo crescimento do desemprego no Estado, que subiu de 5% para 6,3% de 2008 para 2009. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD 2009), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Isso mostra que o povo do interior, especialmente, sofre muito com a falta de empregos. Não houve qualquer cuidado com as pessoas de fora de Palmas por parte do governo. Num momento que o Brasil cresce o Tocantins ver a taxa de desemprego aumentando. Isso mostra que houve muitas coisas erradas,” afirmou.

As declarações do candidato tucano foram divulgadas no início da noite desta quarta-feira (8) pela sua assessoria. Siqueira afirmou que “o governo do Estado esqueceu da população mais carente do interior.” E para resolver o problema, prometeu criar a Secretaria Estadual das Oportunidades.

ICMS

“Com esta secretaria – acrescentou – o Estado vai promover cursos de qualificação profissional e incentivo para pequenos e grandes negócios no Estado. Vou baixar tributos como o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na tarifa de energia elétrica e combater os preços abusivos dos combustíveis no Tocantins.”

Siqueira acredita que essa medida dará “condições para as empresas contratarem mais pessoas, diminuindo o desemprego,” caso seja eleito em 3 de outubro. Siqueira disputa o governo pela coligação “Tocantins Levado a Sério,” que tem como adversário o governador Carlos Gaguim (PMDB), da “Força do Povo.”

    Leia tudo sobre: eleições tosiqueira todesempregoibge

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG