Deputado federal é acusado de uso eleitoral da máquina do Estado

Secretaria que Alexandre Cardoso comandou até fim de março, instalou estande na Rocinha para divulgar programa de internet sem fio

Raphael Gomide |

Candidatos e cabos eleitorais acusam o ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio, deputado federal Alexandre Cardoso, de usar a estrutura da secretaria em seu benefício eleitoral. Responsável por um programa que promoveu internet sem fio gratuita na Rocinha e em outras favelas do Rio, o órgão que Cardoso dirigiu até o fim do mês de março instalou um estande em uma das entradas com computadores, para inclusão digital.

O estande foi montado lá em 26 de agosto, pouco mais de um mês antes do pleito de 3 de outubro, e fica até novembro. Com seis computadores, serve para o acesso dos moradores e fica aberto de 8h às 20h, durante a semana, e de 8h às 20h aos domingos. Dois funcionários trabalham pela manhã e dois à tarde. Alexandre Cardoso tem um comitê eleitoral na Rocinha, muitas placas e cabos eleitorais na comunidade.

André Durão
Adelson Guedes, à frente do cartaz de Alexandre Cardoso, critica a presença de estande da Secretaria de Ciência e Tecnologia na Rocinha às vésperas da eleição
“Alexandre Cardoso está usando a máquina pública, ao pôr um estande da Faetec aqui. É muita coincidência, justo agora, não?”, questionou Leonardo Ribeiro, presidente da associação de moradores e coordenador da campanha do candidato a deputado estadual André Lazaroni (PMDB).

Luiz Mariano e Carlos Eduardo dos Santos Soares contaram receber R$ 800 mensais da secretaria para trabalhar um turno diário, por três meses. “A aceitação do Rio Estado Digital, programa de inclusão digital, tem sido grande aqui. Quem não tem acesso à internet usa conosco”, explica Luiz Mariano. Ele e Carlos Eduardo Soares são moradores da Rocinha.

Assessores de André Lazaroni disseram ao iG que Carlos Eduardo integra a campanha de Cardoso, após o expediente no stand. Ele negou.

A reportagem deixou recado no celular de Alexandre Cardoso na manhã desta quinta-feira e falou com sua assessoria, mas ainda não teve resposta.

    Leia tudo sobre: Pleito 2010Rio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG