Datafolha aponta novo empate técnico entre candidatos de Minas

Segundo a nova pesquisa Anastasia tem 40% das intenções de votos e Hélio Costa, 37%; margem de erro é de dois pontos pontos

Eduardo Ferrari, iG Minas Gerais |

Pesquisa de intenção de votos do instituto Datafolha pela disputa ao governo de Minas, divulgada nesta sexta-feira (17), aponta o candidato à reeleição Antônio Anastasia (PSDB) na liderança com 40% das intenções de votos contra 37% de seu principal adversário, o ex-ministro Hélio Costa (PMDB).

Neste cenário, os candidatos estão tecnicamente empatados, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior do instituto, divulgada em 3 de setembro, o tucano tinha 36% contra 39% do peemedebista. Já na do Ibope, divulgada no dia 13 de setembro, Anastasia tinha 41% das intenções de voto contra 32% de Costa.

De acordo com o Datafolha, se a eleição fosse hoje Anastasia terminaria com 50% dos votos válidos, em situação de empate técnico com Costa, que atinge 46%. Assim, ainda não é possível afirmar que a eleição terminaria no primeiro turno.

Mesmo tendo apenas dois candidatos competitivos, a soma dos votos dos candidatos "nanicos" pode levar a eleição para o segundo turno. Em um eventual segundo turno, Anastasia teria 45% dos votos contra 42% de Hélio Costa. Mais uma vez, empate técnico.

Os candidatos Vanessa Portugal (PSTU), Adilson Rosa (PCO), Fabinho (PCB), Luiz Carlos (PSOL) e José Fernando (PV) aparecem com 1% das intenções de voto cada. Edilson Nascimento (PT do B) não atingiu 1%. Votariam nulo 3% e 1% pretendem votar em branco.

Na pesquisa, realizada nos dias 13 e 14 de setembro, foram ouvidos 1.837 eleitores. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 70.959/2010.

    Leia tudo sobre: Eleiçoes MG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG