Conheça alguns dos boatos que circulam sobre Dilma e Serra

PT e PSDB passaram boa parte da disputa empenhados em desmentir rumores sobre seus candidatos

Matheus Pichonelli e Rodrigo Rodrigues, iG São Paulo |

Protagonistas nas eleições, boatos sobre os dois presidenciáveis que disputam o segundo turno neste ano levaram os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) a criar, nos sites oficais da campanha, seções em que desmentem rumores envolvendo seus nomes. Confira alguns dos principais ataques sofridos pelos candidatos por meio de e-mails e listas em redes sociais:

5 BOATOS SOBRE DILMA

RELIGIÃO

O que circula na internet: Dilma teria dito publicamente a frase “Nem Cristo me tira esta eleição”

O que diz a campanha: “Dilma nunca disse tal frase, nem nada parecido. Dilma é católica, batizada e crismada. E onde está a tal entrevista? Alguém viu o vídeo? Ouviu a gravação? (...) Dilma jamais reconheceu uma vitória antecipadamente. Ao contrário, ela diz que pesquisa não ganha eleição, que eleição se ganha na urna”.

SAÚDE

O que circula na internet: Saúde da petista não vai bem. O câncer no sistema linfático que ela tratou em 2009 teria voltado.

O que diz a campanha: “Em abril de 2009, durante exames de rotina, os médicos encontraram um pequeno linfoma (tumor) na então ministra da Casa Civil. Dilma fez todo o tratamento recomendado (quimioterapia) e, em setembro de 2009, os médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, declararam que ela já estava completamente livre da doença. Ou seja: Dilma está curada há mais de um ano”

GUERRILHA

O que circula na internet: Dilma atuou como terrorista

O que diz a campanha: “Dilma nunca participou de qualquer ação armada. Presa e torturada, foi condenada a uma pena de dois anos e um mês de subversão – e não por terrorismo. (...) Um dos e-mails falsos e espalhados pelo prisão, por subversão – numa época em que simplesmente resistir à ditadura era considerado submundo da política acusa Dilma de participação no ataque do grupo VPR ao Quartel-General do II Exército, em São Paulo, em 1968. A ação resultou na morte do soldado Mário Klosel Filho. Ocorre que Dilma jamais fez parte da VPR.”

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O que circula na internet: Candidata é proibida de entrar nos Estados Unidos

O que diz a campanha: “É mentira que Dilma esteja proibida de entrar nos Estados Unidos (e em mais 11 países) porque tenha sido condenada por lá, devido a uma suposta participação no seqüestro do embaixador Charles Elbrick, nos anos 60. Dilma nunca participou de nenhum sequestro, nunca foi condenada nos Estados Unidos e viaja tranquilamente para onde quiser”

NACIONALIDADE

O que circula na internet: Dilma nasceu na Bulgária

O que diz a campanha: “Dilma é brasileiríssima, mineiríssima, belorizontíssima! Tem, orgulhosamente, um pé no Rio Grande do Sul, que a adotou com muito carinho nos anos 70, mas nasceu em Belo Horizonte, em 14 de dezembro de 1947 - filha da dona Dilma, que também é mineira da gema, e do seu Pedro, imigrante búlgaro que escolheu viver no Brasil e virou brasileiro de coração”

5 BOATOS SOBRE SERRA

PROGRAMA SOCIAL

O que circula na internet: Se eleito, Serra vai acabar com o Bolsa Família

O que diz a campanha: “Serra vai fortalecer o programa (...). Vai dobrar o Bolsa Família, beneficiando mais 15 milhões de famílias e instituindo o 13º, prioritariamente, para os mais vulneráveis, como os idosos”

ZONA FRANCA

O que circula na internet: Tucano vai acabar com a zona Franca de Manaus

O que diz a campanha: “Serra sabe da sua importância para o país e especialmente para a região. Ele vai enviar ao congresso proposta de Emenda Constitucional que tornará a zona Franca permanente, sem necessidade de renovação periódica, como acontece hoje. (...) Serra também quer criar um Pólo Industrial complementar na Amazônia”.

FUMO

O que circula na internet: Após lei antifumo, Serra vai extinguir as lavouras de fumo

O que diz a campanha: “Não. Plantadores de fumo do Sul do País estão sendo bombardeados por boatos sistemáticos afirmando que, na Presidência da República, Serra proibiria o consumo de cigarro no País, o que levaria à drástica consequência de extinguir a cultura do tabaco. (...) Serra não vai "proibir o consumo de cigarro no Brasil"! A fumicultura é relevante nos três Estados do Sul”

PRIVATIZAÇÕES

O que circula na internet: Petrobras será privatizada em eventual governo Serra

O que diz a campanha: “Serra vai fortalecer a Petrobrás, valorizando seus funcionários e fortalecendo seu capital. Como líder estudantil, na década de 60, Serra já defendia o fortalecimento da Petrobrás. Como presidente, vai diminuir a terceirização de funcionários, eliminando cargos de confiança em excesso e a partidarização da empresa”.

O que circula na internet: Serra foi acolhido por Pinochet durante exílio no Chile

O que diz a campanha: “Pelo contrário. Serra, militante de esquerda, defensor dos Direitos Humanos, foi perseguido pelo general Augusto Pinochet. Foi preso e levado para o Estádio Nacional de Santiago, onde diversos militantes foram executados a sangue frio. Conseguiu escapar e, depois de meses trancado na Embaixada Italiana, obteve o salvo-conduto que lhe permitiu viver nos Estados Unidos”.

    Leia tudo sobre: eleições dilmaeleições serrapleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG