Concessões da Petrobras permitiram descobrir o pré-sal, diz Serra

Candidato nega que tenha trabalhado pela privatização, diz que é defensor da Petrobras e relaciona Collor à estatal

Nara Alves, enviada a Londrina |

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse hoje que as concessões privadas da Petrobras permitiram a descoberta do pré-sal. Para o tucano, a estatal foi privatizada por partidos governistas.

“Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente) fez quatro leilões. O governo Lula fez seis ou sete e a isso a Dilma (Rousseff) chama de privatização”, afirmou. Segundo ele, foi a partir dos leilões que se pôde descobriu o pré-sal .”E não é privatização porque a União continua dona de tudo”, disse.

Segundo o tucano, um exemplo de privatização da Petrobras pelos partidos governistas é o fato de o ex-presidente Fernando Collor de Mello, que hoje apóia Lula e Dilma, ter “influência na BR Distribuidora”. “Ela (Petrobras) está a serviço de um partido. É a pior privatização que existe”, disse.

Serra voltou a dizer que o ex-presidente da Petrobras, atual presidente do PT, José Eduardo Dutra, chegou a elogiar a política de FHC em relação às concessões privadas da empresa. “Ele (Dutra) fez um discurso de elogio abrir para concessões privadas porque é um risco desgraçado”, afirmou.

O presidenciável também disse ser um “defensor da Petrobras” desde a época em que foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). “Eu tenho histórico de defensor da Petrobras”.

As declarações foram feitas na sede do SBT em Londrina, no norte do Paraná, onde o presidenciável cumpriu agenda nesta sexta-feira.

    Leia tudo sobre: iGeleiçõesserrapetrobras

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG