Com nome aprovado, Indio da Costa agradece a caciques do partido

Em discurso, deputado diz que foi pego de surpresa pela indicação

Adriano Ceolin, iG Brasília |

O DEM aprovou na tarde de hoje em sua convenção nacional a aliança com o PSDB e a indicação do deputado Índio da Costa (RJ) como vice na chapa do tucano José Serra na disputa pela Presidência da República.

Em discurso com menos de cinco minutos de duração, ele agradeceu aos caciques do partido como o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia e o ex-presidente de honra da sigla Jorge Bornhausen (SC).

O deputado afirmou também que ficou surpreso com a escolha do seu nome. “Para mim também foi (surpresa)”, disse. Em seguida, passou a fazer agradecimento.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao ex-prefeito Cesar Maia, que me lançou na política, e ao presidente Rodrigo Maia que me recebeu em Brasília”, afirmou Indio da Costa.

O terceiro citado pelo novo vice de Serra foi Bornhausen. “Nosso eterno presidente. Um homem que tem a visão de futuro”, afirmou Índio da Costa. O deputado também elogiou o nulldeputado federal ACM Neto (DEM-BA) e o senador José Agripino (DEM-RN).

Sobre Serra, Indio da Costa afirmou que o tucano está preparado para enfrentar o inchaço do Estado. “É o candidato para dizer não para o que está acontecendo de errado”, afirmou. Depois, citou o slogan do tucano: “O Brasil pode mais. E todos sabem que eu já trabalho muito. E vou trabalhar muito. Muito, muito, muito obrigado”, finalizou.

José Serra destacou que Indio foi considerado por ser jovem e, ainda, em função de ser do Rio de Janeiro. "Nestes dias, (Indio) passou a ser considerado pelo o que representa e também por ser de um Estado importante como o Rio de Janeiro", disse.

Fim da novela

O anúncio da escolha de Indio da Costa foi feito por Rodrigo Maia após reunião na manhã de hoje na casa de José Serra, em São Paulo. Além de Serra e Maia, participaram do encontro o prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM). Durante a madrugada Aécio Neves (PSDB), ex-governador de Minas, também articulou as negociações.

“Depois de algumas horas de diálogo, desde ontem de madrugada, com o governador José Serra e o governador Aécio Neves, discutindo a questão da vice, fechamos agora o nome do deputado do Rio de Janeiro Indio da Costa, que é um deputado jovem, que tem uma atuação no Rio de Janeiro muito importante, trabalhou de forma muito correta no projeto Ficha Limpa e tenho certeza de que é um nome que vai agregar muito nas eleições deste ano”, disse Rodrigo Maia.

Logo após a reunião, o presidente do PPS, Roberto Freire, fez uma breve visita a José Serra em sua casa. Ele afirmou que aprova o nome de Indio da Costa. “Ele tem mais experiência política que a Dilma”. Freire também comparou indiretamente Indio com o vice de Dilma, Michel Temer (PMDB), e afirmou: “Nada o desabona. Deve, inclusive, ser um diferencial frente a candidatos a vice de outras candidaturas”.

*Colaborou Nara Alves, iG São Paulo

    Leia tudo sobre: José SerraDilma Rousseff

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG