Com ajuda de Aécio, PSDB acelera busca por vice

Com recusa do ex-governador mineiro de preencher a vaga, time de Serra procura alternativa

Adriano Ceolin, iG Brasília |

A exatos 10 dias da convenção que irá oficializar seu nome como candidato à Presidência da República, o ex-governador José Serra (PSDB) enfrenta dificuldades para encontrar um candidato a vice. Após retornar na semana passada de viagem ao exterior, o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves reafirmou que vai disputar o Senado e que, portanto, não aceita as pressões para ser o vice. 

Com isso, nomes do PSDB, do DEM e até do PPS começam a surgir como opção. Em entrevista à revista Época , o próprio Aécio lançou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que, por ora, é candidato à reeleição. Na lista de cotados, estão ainda o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), o ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga (PSDB-MG), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), o líder do DEM na Casa, José Agripino Maia (RN). Reforçam a lista o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), o ex-presidente Itamar Franco (PPS-MG) e o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Confira abaixo as características de cada um e as obstáculos que enfrentam:

Agência Brasil
Sérgio Guerra
PERFIL

Nome: Sérgio Guerra

Partido: PSDB

Estado: Pernambuco

Cargo atual: Senador e presidente do PSDB

Cargo que deve disputar neste ano: Deputado federal

Dificuldades: Até agora, o senador tucano deu sinais de que aceitaria ocupar a vaga de vice. O problema é que ele é responsável hoje pela coordenação geral da campanha presidencial de José Serra. Provavelmente, teria de abandonar o posto. Além disso, seu nome é alvo de resistências dentro do DEM.

AE
Tasso Jereissati
PERFIL

Nome: Tasso Jereissati

Partido: PSDB

Estado: Ceará

Cargo atual: Senador

Cargo que deve disputar neste ano: Senador

Dificuldades: No fim do ano passado, o nome do senador tucano ganhou força no processo de definição do companheiro de chapa de Serra. Esta semana, Aécio Neves reforçou o coro ao dizer que ele seria o vice ideal. No entanto, ele já está com sua campanha pronta para disputar a reeleição no Senado. É também o único nome do PSDB no Ceará a ocupar uma cadeira na Casa.

Futura Press
Pimenta da Veiga
PERFIL

Nome: Pimenta da Veiga

Partido: PSDB

Estado: Minas Gerais

Cargo atual: Nenhum

Cargo que deve disputar este ano: Até agora nenhum

Dificuldades: Um dos líderes políticos que ajudaram a fundar o PSDB no fim dos anos 80, foi ministro das Comunicações no governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, foi coordenador da campanha presidencial de Serra. Ao longo da disputa, entretanto, entrou em atrito com o candidato e com a ala paulista do PSDB.

Agência Senado
Kátia Abreu
PERFIL

Nome: Kátia Abreu

Partido: DEM

Estado: Tocantins

Cargo atual: Senadora

Cargo que deve disputar neste ano: Nenhum

Dificuldades: Representante dos ruralistas, a senadora do DEM diz não querer disputar as eleições deste ano, pois pretende continuar na presidência da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Há ainda outro empecilho para sua indicação: o fato de pertencer a um Estado com pouca representação e com menor peso na disputa presidencial.

AE
José Agripino Maia
PERFIL

Nome: José Agripino Maia

Partido: DEM

Estado: Rio Grande do Norte

Cargo atual: Senador

Cargo que deve disputar neste ano: Senador

Dificuldades: Não aceita disputar. Alega que vai prejudicar a montagem de alianças no seu Estado. Um dos maiores empecilhos para a indicação é a repercussão negativa de uma audiência com a então ministra Dilma Rousseff no Senado. Referindo-se ao período em que ela ficou presa, durante o regime militar, Agripino disse que Dilma "havia mentido muito”. A petista respondeu que havia mentido para salvar a vida de companheiros.

AE
José Carlos Aleluia
PERFIL

Nome: José Carlos Aleluia

Partido: DEM

Estado: Bahia

Cargo atual: Deputado federal

Cargo que deve disputar neste ano: Deputado federal

Dificuldades: Até aceita entrar na disputa pela vaga de vice na chapa encabeçada por Serra, mas enfrenta resistências dentro de seu próprio partido. Mesmo no DEM da Bahia, nunca figurou como um integrante da cúpula partidária. Fora do DEM, por outro lado, tem a simpatia de alguns líderes tucanos, entre eles o próprio Serra.

AE
Itamar Franco
PERFIL

Nome: Itamar Franco

Partido: PPS

Estado: Minas Gerais

Cargo atual: Nenhum

Cargo que deve disputar neste ano: Senador

Dificuldades: Conta com a ajuda do ex-governador Aécio Neves, mas não tem proximidade com Serra. Nem sequer marcou presença na primeira ida do ex-governador paulista a Minas, em abril deste ano. De temperamento difícil, não é bem visto pela cúpula tucana. Fez críticas duras a Fernando Henrique Cardoso nos últimos anos e não disputa uma eleição desde 1998.

AE
Francisco Dornelles
PERFIL

Nome: Francisco Dornellles

Partido: PP

Estado: Rio de Janeiro

Cargo atual: Senador

Cargo que deve disputar neste ano: Nenhum

Dificuldades: As chances de se firmar na vaga são remotas. Em primeiro lugar, porque seu partido, o PP, não deve se aliar oficialmente com o PSDB. Em segundo, porque ele foi autor de uma emenda que beneficiou políticos com ficha suja durante a votação do projeto que trata do assunto no Senado. Até os tucanos já descartam vê-lo na chapa ao lado de Serra.

    Leia tudo sobre: José SerraPSDBSérgio Guerra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG