Senadores eleitos vão processar tucano pela acusação de compra de votos, diz advogado Délcio Santos

Os senadores eleitos pelo Amazonas, Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), acusados pelo senador Artur Virgilio Neto (PSDB) de uso de cartão corporativo para comprar votos no dia 3, vão processar Virgilio. Eles negam as acusações e se declaram “muito tranquilos.” A informação foi revelada hoje pelo advogado Délcio Santos, da coligação “Avança Amazonas.”

Para ele, tudo não passou de “uma fraude e armação,” acrescentando que os cartões corporativos supostamente usados para comprar votos foram roubados, conforme as testemunhas de defesa revelaram ontem à Polícia Federal.“Eles (Eduardo e Vanessa) não se opuseram em nenhum momento e abriram documentos e contas da campanha para análise do Ministério Público Federal (MPF)."

O advogado acrescentou que "os envolvidos prestaram depoimentos na Polícia Federal (PF). Ontem foi a vez de testemunhas de defesa esclarecerem o caso,” afirmou Délcio.  Ainda de acordo com o advogado, as testemunhas de defesa dos senadores eleitores “vieram de Parintins e falaram que os cartões foram roubados e por isso não tiveram controle sobre os gastos.”

Délcio ressaltou que o relatório foi encaminhado ao MPE e ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Raul Zaidan, diretor do setor financeiro do comitê de campanha da coligação de Eduardo e Vanessa, pôs à disposição as contas e os dados dos proprietários dos cartões utilizados na campanha eleitoral do dia 3, antes da sexta-feira, data em foi oficializada a denúncia pelo senador Virgilio.

Ainda de acordo com Délcio Santos, “todas as pessoas envolvidas nesta acusação” – inclusive o senador Virgílio – “vão ser processados. Nós vamos tomar todas as medidas cabíveis, pois isto foi uma fraude e armação,” complementou.

A PF encaminhou todos os depoimentos, provas, documentos e computadores apreendidos ao MPF. A assessoria do MPF informou que foi aberto um inquérito civil-público e o caso ainda corre em segredo de justiça, por isso nenhum detalhe pode ser divulgado.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.