Cid Gomes é contra candidato do PT ao Senado

Governador do Ceará comunicou ao presidente Lula que dará lugar para candidato a vice. Objetivo é fazer aliança branca com Tasso

iG Brasília |

Apesar de ter dito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que ele e o irmão Ciro Gomes (PSB) vão apoiar Dilma Rousseff (PT), o governador do Ceará, Cid Gomes, não garantiu a presença do deputado federal José Pimentel (PT-CE) como um dos candidatos ao Senado na chapa a ser liderada por ele.

A família Gomes tem um histórico de aliança com Tasso Jereissati (PSDB-CE), candidato à reeleição e que terá dificuldades caso Pimentel dispute numa chapa forte. Em 2006, Cid foi eleito com o apoio velado de Tasso. Por isso, ele quer retribuir a ajuda ao tucano, como “última fatura ao galeguinho” _como o tucano é chamado no Ceará.

O PT do Ceará foi avisado dos planos de Cid Gomes na segunda-feira passada. “Eu tive uma reunião com o governador. Disse a ele queremos nos manter a aliança, mas é fundamental lançarmos o Pimentel para o Senado”, disse o deputado José Guimarães, que é primeiro vice- presidente da Executiva petista no Ceará.

O lançamento de Pimentel deveria ter sido neste sábado. Porém, a pedido do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, o evento foi cancelado. O iG apurou que o próprio Cid Gomes fez pressão. O governador cearense já adiantou aos petistas que só mantém a aliança com o PT cedendo a vaga de vice, atualmente ocupada por Francisco Pinheiro.

Lula entendeu os motivos de Cid. O PT do Ceará também. “Vamos tentar argumentar, mas não podemos colocar em risco a aliança”, afirmou Guimarães. Se romper com o PT, Cid fica desobrigado a fazer campanha para Dilma no Ceará. Com isso, o candidato tucano à Presidência, José Serra, poderá sair ganhando.

Em 2002, Serra conquistou apenas 8,5% dos votos válidos no primeiro turno. Ficou atrás de Lula, com 39%, e de Ciro Gomes, com 44%. Na oportunidade, o PSDB, liderado por Tasso Jereissati, fez campanha para Ciro, que estava no PPS. Este ano, o senador já organizou dois eventos pró-Serra como demonstração que irá apoiá-lo de verdade.

    Leia tudo sobre: CidPTCeará

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG