Chapa tucana vence petistas para cargos majoritários de Minas

Aécio, Anastasia e Itamar superam Hélio Costa, Patrus Ananias e Fernando Pimentel na eleição para governo e Senado por Minas

Eduardo Ferrari, iG Minas Gerais |

O governador reeleito de Minas Antônio Anastasia ultrapassou os seis milhões de votos e obteve cerca de 2,8 milhões a mais que seu principal adversário ao governo do estado, o ex-ministro Hélio Costa. Com 99,6% das urnas apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o tucano tem mais de 63% dos votos, contra 34% do peemedebista.

A diferença é maior do que a apontada por qualquer pesquisa de intenção de votos realizada antes da eleição ou mesmo da pesquisa de boca de urna, divulgada neste domingo (03) pelo Instituto Ibope, que havia indicado 57% para o tucano contra 43% para o peemedebista.

Foram apurados até o final da noite deste domingo (03) mais de 14,4 milhões de votos em Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país que tem pouco mais de 14,5 milhões de eleitores. Cerca de 15% dos eleitores que comparecem às urnas votaram em branco ou nulo.

Para o Senado, foram eleitos o ex-governador Aécio Neves (PSDB), com 39% dos votos válidos, e o ex-presidente Itamar Franco (PPS), com 26% dos votos válidos. O ex-prefeito de Belo Horizonte, o petista Fernando Pimentel, se aproximou de Itamar, mas não conseguiu superá-lo e ficou com 24% dos votos válidos.

Com o resultado, a chapa da coligação tucana elegeu todos os seus candidatos aos cargos majoritários do estado enquanto a chapa adversário, apoiada pelo PT e pelo presidente Lula, saiu derrotada sem eleger nenhum de seus candidatos.

    Leia tudo sobre: Eleições MG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG