Ceará: Cid Gomes evita confronto com Lúcio e Cals em debate

Líder nas pesquisas e com a perspectiva de se reeleger em primeiro turno, socialista dirige suas perguntas aos candidatos nanicos

Lauriberto Braga, iG |

O debate da TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo) entre os candidatos a governador foi marcado pela preocupação de Cid Gomes (PSB) evitar o confronto com Lúcio Alcântara (PR) e Marcos Cals (PSDB). Cid dirigiu todas suas perguntas a Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL).

Quando do sorteio dos candidatos para fazer perguntas sempre a primeira sorteada era Soraya que dirigia suas indagações a Cid. Com isso não houve o esperado debate entre Cid e os seus principais concorrentes: Lúcio Alcântara e Marcos Cals.

Soraya a exemplo do presidenciável do PSOL, Plínio Arruda Sampaio, tentou ser a diferente do debate. Chegou inclusive a ironizar Cid Gomes, dizendo que ele não estava entendendo suas perguntas. Cid em suas respostas enalteceu a parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e no ato falho já se considerou reeleito, quando afirmou que nos próximos 18 meses iria inaugurar várias obras.

Marcos Cals e Lúcio Alcântara em perguntas entre si até que tentaram se confrontar com Cid, mas não houve resposta de Cid. O governador se limitou a apresentar suas propostas para uma eventual segunda gestão.

A falta de polêmicas deu o tom do debate em seus cinco blocos. A exceção aconteceu quando, no penúltimo bloco, Lúcio Alcântara  fez pergunta para Cid sobre se suas viagens de férias eram às custas do Estado. Cid respondeu: "sempre viajei às minhas custas".

Lúcio insistiu dizendo que há um vídeo na Internet mostrando uma viagem de Cid aos Estados Unidos denunciando que ela teria sido paga pelo Estado. O governador declarou que "isso que está no You Tube é uma montagem e se o senhor tem algum tema de interesse da população para debater vamos debater, mas não vou entrar nessa de montagem. Isso eu resolvo na Justiça, onde ganhei 29 direitos de respostas".

Marcos Cals ainda tentou colocar em debate as denuncias das revistas Veja e Época sobre desvio de R$ 300 milhões de verbas federais por parte de Cid fazendo uma pergunta sobre o assunto para Marcelo Silva. Mas o candidato do PV não levou adiante a questão.

    Leia tudo sobre: eleiçõeseleições cedebate

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG