Cartórios eleitorais de SP vão abrir neste fim de semana

O atendimento ao público acontecerá no sábado e domingo para cadastrar eleitores para o voto em trânsito

Agência Estado |

Os cartórios eleitorais de todo o Estado de São Paulo funcionarão em sistema de plantão neste fim de semana para cadastros de eleitores para o voto em trânsito, segundo confirmou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. O atendimento ao público acontecerá no sábado e domingo, das 12h às 18h.

O eleitor que, nos dias de votação, estiver fora de seu domicílio eleitoral pode optar pelo voto em trânsito em uma das capitais do País. Para cadastrar-se, basta comparecer a qualquer cartório eleitoral até 15 de agosto, último dia para requerer o voto em trânsito, com o título de eleitor e um documento oficial com foto.

Quem optar pelo voto em trânsito não poderá votar em seu próprio domicílio eleitoral, pois será desabilitado temporariamente daquela seção, a menos que desista do voto em trânsito. A desistência deve ser feita também até 15 de agosto. Segundo o TRE, não haverá atendimento ao público nos cartórios eleitorais do Estado amanhã, data comemorativa da instituição dos cursos jurídicos no Brasil. A Secretaria do TRE abre em regime de plantão, com atendimento das 9 horas às 19 horas.

Até a tarde desta terça-feira, estão cadastrados para votar em trânsito na cidade de São Paulo 2.786 eleitores no primeiro turno e 2.667, no segundo. As seções exclusivas para voto em trânsito serão instaladas no Memorial da América Latina, ao lado da estação Barra Funda do metrô.

O voto em trânsito é apenas para presidente, não sendo necessário justificar a ausência para os outros cargos. Se no dia da eleição, o eleitor não estiver na capital escolhida, deve justificar sua ausência, inclusive na sua própria cidade. A partir de 5 de setembro serão divulgados os locais onde serão instaladas as seções exclusivas do voto em trânsito em todas as capitais por meio do site www.tse.jus.br ou www.tre-sp.jus.br.

    Leia tudo sobre: Eleiçõesvoto em trânsito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG