Candidatos tinham títulos de eleitores e pediam emprego em papel timbrado

Vereadora candidata a deputada estadual diz que cadastros eram antigos e nega ter usado gabinete para beneficiar eleitores

Flávia Salme, Raphael Gomide e Samia Mazzuco |

Uma prática constatada nos centros sociais de vários políticos pelos flagrantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o registro do número do título eleitoral de pessoas atendidas pelos serviços oferecidos. Na maioria dos casos, o preenchimento das fichas com o título eleitoral é uma condição para o atendimento.

Apesar de o voto ser secreto, muitos eleitores acreditam que, a partir desses dados fornecidos, seu voto pode ser conferido pelo político. Assim tendem a votar nele.

No centro da vereadora Lucinha (PSDB) , candidata a deputada estadual, os beneficiários de serviços oferecidos preenchiam fichas de filiação partidária, nas quais os primeiros dados perguntados eram “zona eleitoral”, “inscrição eleitoral” (título de eleitor) e “seção” onde vota, revela relatório do TRE. Lucinha foi a vereadora mais votada na cidade do Rio em 2008, com 68.799 votos.

Reprodução
Ficha com número de título eleitoral com Lucinha (dados protegidos pelo iG para preservar a identidade dos eleitores)
Nas unidades de atendimento dos deputados Domingos Brazão (PMDB) Graça Pereira (DEM) e Alessandro Calazans (PMN) também havia fichas com o título de eleitor. No centro de Lucinha, as fichas com nomes de eleitores eram separadas com elástico, por zona eleitoral. Lá também havia folhas de papel identificadas como “Boca de Urna”, em que constam o nome, título de eleitor, zona, seção, e ainda, o local de votação das pessoas.

De acordo com o TRE, Lucinha usava envelopes e documentos com o timbre da Câmara Municipal do Rio, assinados pela própria vereadora, para pedir emprego a seus eleitores.

“Vale ressaltar que todas as cartas estão com o timbre da ‘Câmara Municipal do Rio de Janeiro – Gabinete da Vereadora Lucinha”, ressalta o documento do TRE.

    Leia tudo sobre: eleições rjcandidatostítulosempregopapel timbrado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG