Candidatos retiram propaganda que poluía via pública em Roraima

Bonecos e cavaletes de candidatos são retirados das ruas de Boa Vista por determinação da Justiça Eleitoral

Willame Sousa, iG Roraima |

Os canteiros centrais de avenidas e rotatórias de Boa Vista amanheceram ontem sem os cavaletes e bonecos de candidatos. Em rápida pesquisa feita nas principais vias da capital, a cena não voltou a se repetir, algo que comprova que os partidos e coligações respeitaram a determinação da Justiça Eleitoral em Roraima.

Na última quinta-feira (19), representantes de todos os partidos e coligações, além do Ministério Público Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiram em comum acordo que cavaletes, bonecos, cartazes, placas e bandeiras afixadas em vias públicas não poderiam mais ser utilizados para divulgação nestas eleições. O prazo estabelecido foi até as 22h de sábado.

No sábado pela manhã, ainda era possível ver em avenidas da cidade cavaletes de candidatos. Embora fossem em número bem reduzido em relação aos demais dias, alguns resolveram aproveitar as últimas horas permitidas para utilizar tal método e divulgar os rostos e números. A proibição atende pedidos da população, que reclamolu da propaganda em cavaletes e bonecos na via pública.

A comunidade reclamavam que a propaganda eleitoral impedia a passagem de pedestres. Sem contar que as peças tornaram-se obstáculos para cadeirantes. Outras prejudicavam a visibilidade de condutores, podendo provocar acidentes de trânsito e transformaram ainda a capital em um imenso ‘canteiro de propaganda’, causando poluição visual.

Conforme o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Ricardo Oliveira, a decisão tem por objetivo tornar a propaganda eleitoral mais harmônica, primando pela preservação do meio ambiente e do patrimônio público.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG