Candidatos do Tocantins usam a internet

Gaguim e Siqueira disputam o governo com auxílio da rede mundial de computadores para pedir votos

Gilson Cavalcante, iG Tocantins |

No Tocantins, os dois candidatos ao governo do Estado usam a rede mundial de computadores (internet) como ferramenta de campanha. O governador e candidato á reeleição Carlos Gaguim tem um sitio de campanha. O ex-governador Siqueira Campos (PSDB) também tem o seu. Ambos pedem votos aos internautas.

Os sítios dos dois candidatos têm algo que os diferencia, além da facilidade ou dificuldade de acesso que algum ou outro internauta possa classificar: o sitio de Gaguim tem imagens da presidenciável Dilma Rousseff (PT). O sitio de Siqueira não tem fotos do candidato tucano José Serra, principal oponente de Dilma na corrida ao Palácio do Planalto.

Sítio do Siqueira

Com um visual limpo, onde predomina as cores azul e braço, e de fácil navegação, o site do candidato do PSDB Siqueira Campos aposta na principal característica da web 2.0, o compartilhamento. Em todas as sessões o site facilita o acesso as ferramentas de compartilhamento através das redes sociais com twitter, Orkut e face book.

Não há a imagem do candidato a presidência pelo PSDB Serra. Para receber as atualizações do site oficial do candidato, os eleitores interessados dispõe de dois canais de feed e um sistema de envio das atualizações pelo telefone celular. Estas ferramentas são usadas pela maioria dos projetos de propaganda e marketing.

Entre as curiosidades estão o ranking de militantes e o “Pergunte ao Siqueira.” Na primeira sessão o militante faz o cadastro e a cada compartilhamento de conteúdo ele ganha pontos e destaque entre os correligionários. Na sessão “Pergunte ao Siqueira,” a equipe de marketing apostou no You Tube.

O Youtube é considerada por especialistas como a ferramenta de broadcast mais famosa do mundo. O candidato tucano responder as perguntas enviada por eleitores e escolhidas pelos internautas. Os vídeos do candidato tucano, que disputa pela coligação "Tocantins Levado a Sério" registraram cerca de 200 acessos até o fechamento desta edição.

Sitio do Gaguim

O sitio do candidato do PMDB, Carlos Gaguim, reformulado durante o processo eleitoral, adotou um visual mais carregado, onde os tons de vermelho predominam na página inicial. Para chegar a qualquer informação sobre a campanha, o internauta tem que optar uma das duas versões do sitio – Site Jovem e Site Informativo.

Na página inicial, destacam-se as imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff. O sitio Informativo de Gaguim não oferece canal onde o eleitor pode receber as atualizações da página remotamente, como feed ou informações via SMS ou MMS (telefonia celular).Gaguim disputa pela coligação "Força do Povo."

Apesar de o internauta poder visualizar um número maior de seguidores do twitter (uma das redes sociais que tem apresentado maior movimentação nestas eleições) não há, nas notícias, imagens ou vídeos, inks que facilitam o acesso as ferramentas de compartilhamento através das redes sociais. O site aposta mais nas noticias e menos nos vídeos.

    Leia tudo sobre: eleições togaguim tosiqueira tointernetinternautas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG