Campanha de Serra usa Gabeira no ES

Objetivo de tucanos é conquistar votos de Marina Silva; Gabeira discorda e diz que 'isso é totalmente fantástico'

Manuela Andreoni e Flávia Salme, iG Rio de Janeiro |

A campanha do candidato à Presidência pelo PSDB José Serra no Espírito Santo (ES) contará com o reforço do deputado federal Fernando Gabeira (PV), que concorreu ao governo do Estado do Rio de Janeiro com o apoio do tucano. De acordo com o deputado federal eleito Cesar Colgano (PSDB), coordenador da campanha tucana no Estado, o objetivo é conquistar os votos de Marina Silva (PV), que foi derrotada no primeiro turno.

“Nós tivemos uma grande votação da Marina na Grande Vitória. Dos 10 municípios que mais votaram na Marina (nacionalmente), três estão no Espírito Santo. Entre eles, Vila Velha e Vitória. E o pessoal aqui gosta dele (Gabeira). Com certeza ele é um grande representante do projeto do partido dele. Nosso objetivo é angariar, conquistar os votos dos eleitores da Marina que ainda estão indecisos”, explicou Colnago. Marina venceu a eleição nas duas cidades citadas pelo deputado com 38% dos votos. Além disso, ficou em segundo lugar em outros cinco municípios – entre eles, Serra, o maior colégio eleitoral capixaba.

Questionado pelo iG , Gabeira ironizou o objetivo dos tucanos de transferir os votos de Marina Silva para Serra com colaboração do verde. Para ele, a idéia é “totalmente fantástica”. “Não tenho intenção alguma de pegar votos da Marina, porque estamos conscientes de que o voto é dos eleitores”, afirmou o deputado.

PSDB capixaba elegeu apenas um deputado
A ex-candidata à Presidência pelo PV declarou neutralidade no segundo turno das eleições deste ano. Ela criticou ambos os concorrentes e liberou membros do partido para apoiarem quem quisessem. Os verdes se dividiram, mas Gabeira já havia afirmado que, independente da posição de seu partido, apoiaria Serra. O deputado do PV já justificou seu apoio dizendo que iria “honrar sua palavra”, já que recebera o apoio do PSDB na disputa pelo governo do Estado do Rio no primeiro turno.

O PSDB capixaba foi derrotado no Espírito Santo: só conseguiu eleger um deputado federal, Colnago. Vencidos nas disputas pelo governo do Estado e pelo Senado, os deputados federais Luiz Paulo Vellozo Lucas e Rita Camata ficam sem mandato a partir de 2011. A Assembleia Legislativa não terá tucanos na próxima legislatura.

Confusão com o dia da visita
Há controvérsia em relação ao dia da visita do deputado do PV ao Espírito Santo. Colnago, que é coordenador da campanha capixaba de Serra, confirmou que Gabeira estará em Vitória nesta quinta-feira (28) e afirmou que as passagens estão até compradas e a agenda montada das 9h às 17h. Para o verde, no entanto, não está nada certo. “Estou combinando com eles para o meio da semana”, disse Gabeira.

O ex-candidato ao governo do Estado, Luiz Paulo, havia pensado que o encontro seria no dia da eleição, este domingo (31), e citou a mesma agenda que está planejada para quinta-feira. Colnago disse que Luiz Palo deve ter se enganado ao responder a pergunta do iG . Contudo, a esposa de Gabeira, Neila Tavares, também imaginava que o deputado iria para Vitória depois de votar na Lagoa, às 8h. O verde, por sua vez, afastou a possibilidade. “Vou nadar depois de votar”, disse ao iG .

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG